Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, o Ceará realizou duas vezes mais transplantes de coração que em igual período de 2011. Cinco pacientes receberam coração novo em janeiro, dois em fevereiro e um em março, totalizando oito transplantes no trimestre. No ano passado, o primeiro trimestre registrou quatro transplantes.
Para a coordenadora da Central de Transplantes, Eliana Barbosa, durante todo o ano passado foram realizados 25 transplantes do coração e a expectativa para 2012 é de que esse número seja superior a 10%.A conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgão tem sido um fator determinante. Eliana Barbosa enfatizou o alcance de campanhas como a "Doe de Coração", promovida pelo Sistema Verdes Mares. "Temos vários parceiros neste trabalho de convencimento da doação", disse, lembrando da Associação dos Pacientes Renais e dos Portadores de Doenças Hepáticas. "Contamos, ainda, com o valoroso apoio do Ministério Público quando as doações envolvem questões judiciais", acrescentou.
No ano passado, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Ceará foi o segundo Estado do Brasil em transplantes de coração em termos absolutos e proporcionais. São Paulo realizou 69 cirurgias do tipo, enquanto o Ceará fez 25 e o Paraná, 18.
Nenhum comentário:
Postar um comentário