domingo, 1 de abril de 2012

Associação Carnaubeira: ONG abre loja virtual para continuar projetos no Ceará



Clique para Ampliar
As camisetas, com ícones da cultura do Nordeste, estão à venda na Internet
FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR
A venda de produtos artísticos e culturais também ajudarão a instituição a construir um Centro Cultural
Russas. Um selo cultural foi criado e deverá fazer marca em produções artísticas e culturais no Interior. A Associação Carnaubeira de Arte e Educação está abrindo uma loja virtual para a comercialização de produtos culturais. A novidade já se espalhou e está virando sucesso nas redes sociais, entre pessoas interessadas em consumir tais produtos e, assim, viabilizar o trabalho da ONG.A nova atividade desenvolvida pela Carnaubeira pretende dar espaço a artistas e produtos que normalmente não têm espaço no mercado cultural nacional. Será também um meio de gerar rendimentos para a manutenção das atividades do ponto de cultura Som das Carnaubeiras. A ONG também está iniciando a construção do Centro Cultural, com pretensão de se tornar referência no Interior.

"São ações para a sustentabilidade. Tem muita gente por aí produzindo coisas bacanas, interessantes, e pretendemos concentrar esse canal de difusão do produto cultural", explica Talvanes Moura, presidente da Carnaubeira e idealizador da loja virtual. A ONG existe há 10 anos e já é conhecida nacionalmente pelo trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no distrito de Flores, no Município de Russas.

Com trabalhos em música, teatro, informática e atividades de arte e educação, a associação tem atendido, em uma década, a centenas de crianças e jovens. Hoje, é reconhecida pela orquestra sinfônica e pelo núcleo de animação, com produção de filmes animados que concorrem em festivais de todo o País.

Sem nunca ter tido apoio do público local, a Associação Carnaubeira tem suas atividades financiadas geralmente por editais de incentivo à cultura. Quando não há este canal de financiamento, as atividades ficam comprometidas. Mas, foi por meio do esforço pela captação de recursos que uma sede própria foi construída. "Nós não queremos esperar só pelo financiamento público dos trabalhos. Existe uma porta no mercado cultural e queremos investir nisso e causar um movimento, com a venda de outros objetos culturais, como livro de poesia e artesanato", explica Talvanes.

Colaboração

E, pensando na valorização de uma marca cultural, a Carnaubeira pretende construir seu Centro Cultural e garantir a manutenção das atividades e projetos. Mais do que uma comercialização, a venda dos produtos com a marca Carnaubeira é resultado de um trabalho colaborativo.

O primeiro passo é a venda de camisas com a marca Carnaubeira. São quatro ícones da cultura nordestina ilustrando as camisas: cata-vento, carnaubeira, bumba-meu-boi e o violeiro. Elas podem ser adquiridas pelo endereço eletrônico www.somdascarnaubeiras.org.br.

Há dez anos, a ONG começou numa sede improvisada. As primeiras atividades foram a orquestra popular Som das Carnaubeiras. A moçada vêm ganhando espaço em festivais de cultura todo o Brasil.

Inclusão
100 crianças e adolescentes, em média, participam das atividades culturais inclusivas desenvolvidas pela entidade em Russas.

Mais informações
Associação Carnaubeira de Arte- Educação - Rua Jose Alves, 1719 Centro - Flores - Russas
Telefone: (85) 9713.3918
Entidade quer criar Centro Cultural

Russas.
As atividades desenvolvidas pela Associação Carnaubeira atendem cerca de 100 crianças e adolescentes, mas estão suspensas porque faltam recursos para trabalhos como o da orquestra sinfônica. A divulgação de produtos com a marca Carnaubeira está ganhando aceitação e, por meio das redes sociais na Internet, várias pessoas estão colaborando para viabilizar a cena cultural. E a pretensão é criar, em breve, o Centro Cultural Carnaubeira, por meio de colaboração e doações. Haverá prestação pública de contas.

Tem sido conhecido por "crowdfunding" o financiamento colaborativo de ações por meio da Internet. O termo define a ação de cooperação coletiva em que as pessoas apoiam e financiam ações de outros indivíduos e organizações. É também essa uma das alternativas usadas pela Carnaubeira. Mostrar o trabalho para as pessoas interessadas em que ele continue, por meio das atividades de formação com jovens do Interior do Ceará.

Formação e difusão
Clique para Ampliar
Um dos projetos da Associação Carnaubeira de Arte-Educação que podem ficar comprometidos com a falta de recursos é o da orquestra sinfônica, que já está sem exercer suas atividades, conforme a instituição


A Associação Carnaubeira de Arte-Educação irá transformar sua sede no distrito de Flores, na cidade de Russas, no Centro Cultural Carnaubeira, um espaço com a proposta de oferecer acesso, formação e difusão cultural para a população do Baixo Jaguaribe. Quem tiver interesse em fazer alguma doação em dinheiro recebe, de acordo com o valor, recompensa em produtos culturais produzidos na associação. "Não é venda nem ajuda, é um estímulo à economia criativa e à cidadania cultural", esclarece Talvanes Moura.

A associação quer, por meio da "economia criativa", combater a exclusão social e cultural no País. De acordo com levantamento Sistema de Indicadores de Percepção Social, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 54% dos brasileiros nunca foram ao cinema e 26% raramente assistem a filmes na telona. Cerca de 60% dos brasileiros nunca viram uma peça de teatro e 67,9% nunca foram a um museu. Segundo o levantamento, 89% consome cultura apenas por meio da TV.

As doações podem ser feitas por depósito bancário, transferência ou mesmo em parcelas no cartão de crédito por meio do sistema Moip, utilizado como meio seguro de pagamentos pela Internet. A intenção é arrecadar dinheiro para a construção do Centro Cultural. Haverá um link para todo o processo de utilização dos recursos doados.

MELQUÍADES JÚNIORREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário