Catanho, organizador do evento, fala para os vereadores convidados. O presidente da Câmara, Acrísio Sena, um dos que pretendem ser candidatos pelo PT, não ficou até o fim da reunião, alegando compromissos outros - foto Waleska Santiago |
Nome da preferência de Luizianne reúne alguns vereadores, e Bruno busca apoio pensando em prévia no partido
O secretário de articulação política da Prefeitura de Fortaleza, Waldemir Catanho, reuniu vereadores, no início da tarde de ontem, em um almoço, para apresentar o secretário de Educação, Elmano Freitas, nome de preferência da prefeita Luizianne Lins (PT), para ser o candidato à sua sucessão.
Também ontem à tarde, aliados do deputado federal Artur Bruno (PT), outro que está trabalhando para ser candidato à Prefeitura de Fortaleza, conversava com petistas ligados ao deputado federal José Guimarães, tratando de consolidar um apoio para a realização de uma possível prévia, dentro do partido, em razão de estar disposto a não aceitar que a prefeita Luizianne indique como candidato quem ela achar melhor.
O deputado José Guimarães é defensor de um consenso no partido, mas também tem um nome para ser o candidato, Camilo Santana, atual secretário das Cidades, no Governo Cid Gomes. Guimarães é uma das lideranças em condições de disputar, internamente, com Luizianne.O secretário de articulação política da Prefeitura de Fortaleza, Waldemir Catanho, reuniu vereadores, no início da tarde de ontem, em um almoço, para apresentar o secretário de Educação, Elmano Freitas, nome de preferência da prefeita Luizianne Lins (PT), para ser o candidato à sua sucessão.
Também ontem à tarde, aliados do deputado federal Artur Bruno (PT), outro que está trabalhando para ser candidato à Prefeitura de Fortaleza, conversava com petistas ligados ao deputado federal José Guimarães, tratando de consolidar um apoio para a realização de uma possível prévia, dentro do partido, em razão de estar disposto a não aceitar que a prefeita Luizianne indique como candidato quem ela achar melhor.
Os representantes do PMDB, PSB, PV e PCdoB, partidos que admitem ter candidatos próprios à Prefeitura de Fortaleza, afirmaram que foram à reunião porque foram convidados, mas que não estão apoiando o nome de Elmano para a sucessão da prefeita Luizianne.
Ausentes
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT), um dos nomes apontados como pretende dentro do PT, não esperou o início do almoço porque, segundo ele, tinha outro compromisso no mesmo horário. Mas antes de sair, conversou com o colega de partido, Elmano, juntamente com Guilherme Sampaio (PT), outro pretenso candidato do Partido dos Trabalhadores. Guilherme também não esperou a chegada do secretário de articulação política do Governo municipal e saiu antes do encontro, ambos alegando compromissos firmados anteriormente.
O PMDB foi representado apenas por seu líder, Walter Cavalcante e pelo vereador Marcus Teixeira. Os vereadores Carlos Mesquita, Luciram Girão, Magaly Marques e Vitor Valim não estiveram lá. Segundo Cavalcante, a ida de peemedebistas ao almoço não indica apoio ao nome de Elmano Freitas, mas somente, que estavam ali como base aliada da prefeita.
"O PMDB não está aqui apoiando o nome do Elmano. Só estamos aqui como base aliada porque o Catanho nos convidou. Só iremos ter um desfecho político depois de uma reunião da Executiva do partido", salientou o parlamentar, lembrando que seu partido irá se reunir com a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes, para decidir se apoiam ou não o candidato indicado pelo PT.
Outros cinco vereadores da base aliada do Governo não compareceram ao encontro: Salmito Filho e Martins Nogueira, ambos do PSB; Machadinho Neto (DEM), Leda Moreira (PSL) e Glauber Lacerda (PPS). O deputado estadual Paulo Facó (PTdoB), também prestigiou o encontro. O secretário Elmano, antes da abertura oficial, circulou nas mesas dos aliados para uma breve apresentação.
A reunião estava marcada para iniciar às 13 horas, mas só começou mais de uma hora depois, com a chegada de Waldemir Catanho. Quando este chegou, os vereadores Acrísio Sena e Guilherme Sampaio já haviam se retirado.
O vereador Salmito Filho (PSB), que apesar de ser da base aliada é desafeto da prefeita Luizianne Lins, afirmou que não recebeu nenhum convite para o almoço proposto por Catanho para apresentar o nome do Elmano. Ele disse ainda achar "estranho" esta movimentação de apresentação de um nome petista, uma vez que o partido ainda não decidiu sobre qual nome seria o indicado pela legenda.
A vereadora Eliana Gomes, representante do PCdoB, que a priori pretende lançar candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza, durante o encontro reclamou da falta de diálogo entre os partidos aliados para discutirem, segundo ela, o melhor caminho para as eleições de outubro.
Cobranças
A parlamentar aproveitou a presença do secretário Waldemir Catanho e do líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Ronivaldo Maia, para cobrar demandas de interesse da cidade, como a criação do Instituto do Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e uma discussão para amenizar as constantes greves que poderão ocorrer nos próximos meses.
Catanho se comprometeu em realizar uma nova reunião com os vereadores da base e a liderança do Governo no próximo dia 10 de fevereiro para tratarem do tema com o secretário Vaumik Ribeiro, da Administração do Município (SAM). "Eu estive presente apenas porque fui convidada, mas o PCdoB ainda quer reunir com a direção estadual do PT, PSB e PMDB, porque o elo de conversa é muito importante", salientou a vereadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário