sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ANTONIO CONSELHEIRO: Quixeramobim quer feriado


A expectativa é de que seja aprovada, em março, uma data que homenageie o personagem histórico

Quixeramobim Como forma de preservar a memória de Antônio Conselheiro, que se tornou um dos personagens históricos do País por conta de sua atuação na chamada Guerra de Canudos, a população deste Município pretende criar um feriado em homenagem ao líder comunitário, que nasceu em Quixeramobim. A ideia é que o feriado seja instituído no dia 13 de março - data de nascimento de Antônio Conselheiro.
Para que o feriado possa ser criado, é preciso que um projeto seja aprovado na Câmara Municipal de Quixeramobim, que retoma suas atividades na próxima quarta-feira. A proposta pode partir da Prefeitura, através de uma mensagem do Executivo, ou da própria Casa Legislativa, através de um projeto de lei de algum parlamentar.

Conferência
De acordo com o jornalista Adauto Leitão, um dos apoiadores da ideia, a expectativa da população é que a proposta seja apresentada e votada já no próximo mês. Conforme o jornalista, a iniciativa foi apoiada durante a III Conferencia de Cultura de Quixeramobim, da qual participaram diversos representantes dos movimentos culturais, educadores e empreendedores.

Durante a conferência, relata Leitão, os participantes apoiaram a criação de uma moção propositiva quanto à criação do feriado. Também foi destacada, complementa, a ideia de promover a revitalização da casa onde morava Antônio Conselheiro. Para Leitão, a criação do feriado é uma forma de preservar a imagem de Antônio Conselheiro. "Um feriado movimenta a cidade. As pessoas vão perguntar ´Mas hoje é feriado de quê? Por que foi criado esse dia?´ E isso vai gerar uma reflexão", afirma.

O jornalista compara a valorização da imagem de Antônio Conselheiro no Ceará e na Bahia, onde se deu a Guerra de Canudos. Na Bahia, diz, a memória do líder é mais valorizada, estando atrelada ao setor de turismo. "Aqui, não se tem esse tipo de iniciativa".

Carisma
Filho do comerciante Vicente Mendes Maciel e de Maria Joaquina de Jesus, Antônio Conselheiro nasceu, em 13 de março de 1830, em Quixeramobim, onde trabalhou como assistente do Judiciário e obteve prática na construção civil - conhecimento aplicado nas obras de edificação executadas em Canudos.

Antônio Conselheiro se destacou também por seu carisma, arrebanhando seguidores que o acompanhavam pelos sertões. Durante sua atuação em Canudos, foi classificado por opositores como fanático religioso. O nome "Conselheiro" surgiu devido à forma como era receptivo e prestava orientações às pessoas.

FIQUE POR DENTRO
Líder se opôs à instauração da República
Conforme destaca o jornalista Adauto Leitão, Antônio Conselheiro é lembrado por sua atuação messiânica no Arraial de Canudos, na Bahia, onde tombou em 22 de setembro de 1827. Conselheiro se destacou na chamada "Guerra de Canudos", em que confrontou o Exército da República. O líder de Canudos, à época da instalação da República - regime do qual era contrário por simpatia à Monarquia, um fator decisivo para que ele fosse visto como ameaça aos interesses vigentes -, foi alvo de uma reação armada que culminou com a morte de milhares de sertanejos. Versátil, Conselheiro estudou matemática e latim e trabalhou como assistente do Judiciário em Quixeramobim, obtendo a experiência usada na construção civil para edificar Canudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário