segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Missa na Praça do Romeiro abre Festa das Candeias

Multidão de fiéis prestigia abertura da romaria que encerra ciclo em Juazeiro
Multidão de fiéis prestigia abertura da romaria que encerra ciclo em Juazeiro - Foto Elizângela Santos 

Principalmente de Alagoas e Pernambuco, romeiros chegam à terra considerada sagrada para mais uma devoção
Juazeiro do Norte Uma missa na Praça do Romeiro abriu oficialmente, na noite de ontem, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, a terceira maior do ano, no Município. A festa romeira fecha o ciclo das grandes romarias, iniciado em setembro do ano passado, com a Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro. Milhares de devotos começaram a chegar na cidade desde manhã de ontem, principalmente vindos dos Estados de Alagoas e Pernambuco. Às 20 horas de hoje, será assinada em Juazeiro, a ordem de serviço para início das obras da infraestrutura do Roteiro da Fé.A festa de Nossa Senhora das Candeias acontece até o dia 2 de fevereiro, dia da santa, encerrando com a procissão saindo da Praça do Socorro, após missa às 17h30. Os ranchos e pousadas são as hospedagens mais procuradas pelos romeiros. Segundo os proprietários desses espaços, a maioria das vagas passam a ser reservadas até um mês antes de começar a festa.

O dono de pousada, Evandro Bezerra, afirma que muitas pessoas chegam para a abertura e permanecem para a procissão, mas em todos os dias, até a quinta-feira, dia 2, continua chegando romeiro em Juazeiro. Ele acredita que o fluxo de fiéis seja equivalente ao ano passado.

O comércio de informais na cidade está delimitado ao Mercado dos Romeiros. A fiscalização para coibir as vendas em calçadas e ruas centrais, como a São Pedro e a Padre Cícero, está sendo realizada. A missa na noite de ontem foi acompanhada do "Show do Chapéu", com cânticos e louvações na Praça do Romeiro, após a missa.

As celebrações acontecem todos os dias, a partir das 5 horas, com ofícios à Nossa Senhora, seguidos de missas na Capela do Socorro e na Basílica, por todo o dia, com pregação, adoração ao santíssimo e bênção às 19 horas na Praça do Romeiro. Na Basílica, também será realizada até o dia 1º, a reza da Coroa das Dores, Maria Valei-me e Bênção do Santíssimo, ao meio-dia, e a reunião com os romeiros, no Círculo Operário São José. Muitos romeiros chegam a cidade de Juazeiro do Norte pela primeira vez para vivenciar os momentos de peregrinação pela cidade. É o caso da dona-de-casa alagoana Ismênia da Conceição. Ela chegou no sábado em Juazeiro. Deixou reservado o primeiro momento para ontem, na abertura dos festejos, para depois visitar os outros templos católicos e os principais locais de peregrinação romeira.

Roteiro da Fé
Com a participação do secretário das Cidades, Camilo Santana, e o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, a solenidade para a assinatura do projeto "Roteiro da Fé" será na Praça do Romeiro. O financiamento para execução dos trabalhos será do Banco Mundial com o Governo do Estado.

Pouco mas de R$ 2 milhões serão investidos na primeira fase do projeto Roteiro da Fé, que inicialmente dará melhor infraestrutura nas áreas da Basílica e Capela do Socorro, com melhorias nas áreas dos Salesianos, Franciscanos e São Miguel.

A segunda etapa, que finalizará com o total de investimentos no projeto de R$ 6 milhões, interligará pontos de destaque, a Colina do Horto à Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Mais informações:
Secretaria de Turismo e Romaria

Praça do Cinquentenário

Memorial Padre Cícero

Juazeiro do Norte (CE)

Telefone: (88) 3511.4040

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário