quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Diretor-geral do Dnocs deixará cargo nos próximos dias

Acusado de favorecer o Estado dele com verbas federais e de desvio de R$ 312 milhões, o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Elias Fernandes, deverá deixar o cargo até o início de fevereiro.
A decisão teria sido tomada pelo Palácio do Planalto depois que veio à tona uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), concluído em dezembro de 2011, que identificou as irregularidades.

No cargo desde 2007, Fernandes é acusado de ter beneficiado as bases eleitorais de seu padrinho político, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB na Câmara dos Deputados.
O Ministério da Integração Nacional, ao qual o Dnocs está subordinado, disse que “novos nomes para a composição dos quadros das vinculadas (órgãos de segundo escalão) serão anunciados até o início de fevereiro”.
Sobre o relatório da CGU, o ministério informa que tomará “todas as medidas para corrigir supostas distorções e garantir a correta aplicação dos recursos públicos”.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), que já havia manifestado à Casa Civil o desejo do afastamento de Elias Fernandes, disse ao jornal O Globo que “as mudanças são necessárias agora”, mas que ainda irá negociar com o PMDB para que o comando do Dnocs permaneça com o partido.

Disputa no PMDB
As denúncias de irregularidades e as trocas nas diretorias têm criado uma disputa por prestígio entre o PMDB do Ceará e do Rio Grande do Norte pelo controle do órgão, que nos últimos anos esteve no comando do Dnocs.
Na última terça-feira, o economista Victor de Souza Leão, funcionário de carreira da CGU, assumiu interinamente a diretoria-administrativa do Dnocs, substituindo o economista cearense Albert Gradvohl, exonerado do cargo dois dias antes.
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A exoneração do diretor-administrativo do Dnocs, Albert Gradvohl, no último final de semana, não foi suficiente para contornar as denúncias de irregularidades. Processo de mudanças foi iniciado no final de 2011
SERVIÇO
Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs)
Endereço: - Av. Duque de Caxias, n° 1700 - Centro – Fortaleza-CE
Telefone: (85) 3391.5100 / 3391.5200

Nenhum comentário:

Postar um comentário