quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Acordo deve garantir que José Guimarães e Jilmar Tatto assumam a liderança do PT na Câmara dos Deputados, em forma de rodízio

SAULO CRUZ/AG.CÂMARA
Para o deputado, ocupação de posto será "importante" para Ceará
 
O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) disse ontem que será “importante” para o Ceará sua ocupação no cargo de líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a chegada de um cearense ao cargo de líder é algo inédito e inusitado. “Isso vai ser importante para o estado. Mostra que o Ceará está fazendo política com seriedade”, comentou Guimarães.

Atual vice-líder do PT, o parlamentar cearense disputa o espaço com o deputado federal Jilmar Tatto (SP). Hoje, segundo Guimarães, uma reunião que envolverá uma parte da bancada deve desenhar uma proposta de acordo para viabilizar que os dois pré-candidatos ocupem a liderança petista. O acerto colocaria um dos pré-candidatos na liderança em 2012 e o outro em 2013. A decisão sobre o líder deste ano deve sair somente na reunião geral da bancada, que deve ocorrer no começo de fevereiro.

“Mas eu estou pronto para tudo: seja uma decisão por meio de consenso ou por meio de voto”, disse o deputado, ao deixar o estúdio da rádio O POVO/CBN, onde participou do programa Debates do Povo, que foi ao ar ontem.

Eleições
Na programa, Guimarães disse que considera muito importante para o PT do Ceará ter união interna neste momento de definição de candidatura a prefeito. Para o deputado, tal união é fundamental para que o partido consiga atrair para o campo de aliança eleitoral partidos como PCdoB e PSB, que cogitam lançar candidatos próprios para a disputa deste ano. Segundo ele, é preciso que se faça uma “força tarefa nacional e estadual” para que se consiga definir o candidato petista. A dificuldade, para ele, é “natural”. “Nenhum outro partido consolidou seu candidato até agora”, lembrou.
Guimarães comentou ainda a situação do partido em Senador Pompeu, dizendo que a sigla terá candidato a prefeito este ano - apesar das denúncias que levaram o prefeito Antônio Teixeira (PT) à cadeia.

O petista ainda disse discordar da postura do ex-governador Ciro Gomes (PSB), que chamou os policiais grevistas de “marginais fardados”. “Ninguém pode tratar ninguém desse jeito”, disse.

O POVO tentou contato ontem Jilmar Tatto. Sua assessoria de imprensa informou que o deputado estava em reunião e prometeu retorno posteriormente - o que não aconteceu até o fechamento desta edição.
Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

No início de fevereiro, a bancada do PT na Câmara dos Deputados deve se reunir oficialmente e decidir quem será o novo líder da bancada. Acordo deverá garantir que que o não escolhido assuma o cargo em 2013.
Bastidores

Na tarde que antecedeu o encontro das executivas do PT estadual e municipal, José Guimarães (PT) teve um encontro pessoal com o deputado federal Artur Bruno (PT). O petista foi até a sede da rádio O POVO/CBN esperar a saída de Guimarães.Ao encontrar Guimarães, Bruno disse: “Maomé veio à montanha”. Guimarães evitou longas conversas com os jornalistas após a entrevista na rádio, pois naquele horário havia uma reunião agendada com o chefe de gabinete do Governo do Estado, Ivo Gomes (PSB). Artur Bruno deixou o estúdio no mesmo veículo em que estava Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário