O Ministério da Saúde intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do País. A iniciativa, que vai envolver 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos, faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos municípios que integram o Programa Saúde na Escola (PSE). No Ceará, são 149 cidades.
A medida foi anunciada, ontem, pela presidente Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta. Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.O tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência. "Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes", destacou Dilma.
Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.
As ações do PSE são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que irão às escola para examinar crianças e desenvolver práticas educativas no que diz respeito à obesidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário