sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Composição do Congresso muda em 2012

Clique para Ampliar
FOTO: AGÊNCIA CÂMARA
O Congresso teve sua composição alterada, seja por convocação para cargos no Executivo, pela Ficha Limpa e até por falecimento do titular
 Na Câmara, dos 513 deputados federais que começaram a legislatura, 50 foram substituídos em 2011
Brasília A composição do Congresso Nacional para 2012 incluirá 11 novos senadores e 50 deputados federais, substituídos ao longo deste ano. A mudança equivale a 10,26% do total de membros do parlamento. Alguns dos novatos foram barrados pela Lei da Ficha Limpa, como foi o caso do senador Jáder Barbalho, que tomou posse na quarta-feira, após o STF considerar que a legislação só valerá no próximo pleito.
Junto com Barbalho, outros dois senadores e quatro deputados, que obtiveram votos suficientes para se eleger, não assumiram no começo de 2011 por conta da lei.

No Senado, ao assumir a vaga do titular, eles têm direito ao salário mensal de R$ 26.723,13, mais os benefícios de parlamentar, como verba indenizatória de R$ 15 mil ao mês, acrescida de cinco passagens aéreas de ida e volta. Gráficas, combustível e telefone são pagos fora da verba indenizatória.

Dos suplentes do Senado, três estão nas vagas porque os titulares foram chamados pela presidente Dilma Rousseff para assumir o comando de ministérios. São eles: Lobão Filho (PMDB MA) que está no lugar do pai, Edison Lobão, ministro de Minas e Energia.

Paulo Davim (PV-RN) é suplente do senador Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência e Sérgio Souza (PMDB-PR) que entrou no lugar de Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil. Se os três deixarem os ministérios, poderão retomar suas vagas no Senado a qualquer momento. Clóvis Fecury (DEM-MA) assumiu no lugar de João Alberto Souza (PMDB-MA), que deixou o Senado para assumir o comando de uma secretaria do Estado. O ex-suplente Zezé Perrela (PDT-MG), presidente do Cruzeiro, terá sete anos e meio de mandato no Senado em substituição ao titular, o ex-presidente da República Itamar Franco, que morreu em 2 de julho, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

São novatos também: Antonio Russo (PR-MS), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Ivonete Dantas (PMDB). Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e João Capiberibe (PSB-AP) também ganharam as vagas com a decisão do STF.

Câmara
Na Câmara, dos 513 deputados federais que começaram a legislatura, 50 foram substituídos ao longo de 2011. Diferentemente da eleição para o Senado, no qual o suplente é votado, a eleição para a Câmara é proporcional, e o suplente de deputado recebe votos. Ao todo 46 suplentes , em 2011, passaram a exercer mandato na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário