quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Coliseu romano fica em alerta


Clique para Ampliar
FOTO: DIVULGAÇÃO
Com o incidente de ontem, de possível desprendimento de fragmentos de um dos arcos, totalizam três incidentes, apenas em dezembro, registrados no Coliseu. No domingo de Natal, fragmento da parte externa e uma grade caíram
O monumento mais visitado de Roma deixa especialistas assustados devido ao seu estado de conservação delicado

Roma Especialistas ficaram em estado de alerta ontem, após o possível desprendimento de fragmentos de um dos arcos do Coliseu, o monumento mais simbólico e visitado da capital italiana. "É indispensável e urgente intervir para impedir que o Coliseu se transforme em uma grande lixeira", disse o presidente da comissão italiana da Unesco (Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura).
A diretora do monumento, Rossella Rea, desmentiu a informação, afirmando que "não houve nenhuma nova queda da estrutura do Coliseu".

No domingo de Natal, foram registrados dois incidentes. O primeiro foi uma queda de um fragmento de pedra na parte externa do prédio que teria sido provocado por uma pomba.

O segundo ocorreu enquanto o monumento estava lotado de visitantes. Uma grade se desprendeu do terceiro andar, que foi fechado imediatamente.

Fontes do serviço de conservação do Coliseu minimizaram o episódio, dizendo que se tratava de "migalhas" de um dos desprendimentos de 25 de dezembro, quando uma pomba pousou em uma estrutura, despencando da altura de dez metros sem causar feridos.

Pouco depois do incidente, um turista estava apoiado em um dos terraços do monumento, que veio abaixo, obrigando o fechamento temporário para a visitação.

O sindicato dos trabalhadores do setor culpou a superintendência e a diretoria do Coliseu pelo suposto ocorrido e atestou que "é preciso enfrentar uma situação de emergência".

O Coliseu é o monumento mais visitado de Roma. Sua situação é delicada há muito tempo, com total de 3.000 fissuras catalogadas pelos especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário