segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CE em estado de alerta contra gripe suína


Clique para Ampliar
POPULAÇÃO De Pedra Branca está com medo do surto de gripe suína. As pessoas transitam de máscaras nas ruas. Uma mobilização está sendo feita para conseguir vacinas MARÍLIA CAMELO

A falta de vacinas é uma das grandes preocupações do Estado neste momento. Não há estoque no Estado

Pedra Branca. "O estado é de alerta geral, aqui em Pedra Branca e em todo o Estado", declarou o titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos, em reunião, ontem, com a gestão municipal, profissionais e técnicos de saúde, no auditório do Hospital Municipal São Sebastião. Foi a primeira visita do secretário ao Município após a divulgação do surto pela Secretaria Municipal, que teve a confirmação dos casos na sexta-feira à noite. O vai e vem no Hospital, a movimentação nas ruas e a maioria da população utilizando máscaras no rosto indicam a realidade de medo que o Município enfrenta após se tornar, nos últimos três dias, o alvo das atenções do Estado, devido ao surto de gripe A (H1N1) - a gripe suína. Onze casos já foram registrados e as notificações aumentaram, mas a Secretaria Municipal de Saúde ainda não tem um número preciso. Os pacientes estão sendo acompanhados e monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas da Sesa e da Secretaria de Saúde Municipal. Uma remessa do medicamento Tamiflu, usado no tratamento da gripe, chegou ao Município. Mas falta vacina.

Apesar da preocupação, o secretário salientou que não há motivo para pânico. "O Brasil já é mais estruturado na luta contra o vírus Influenza A, que provoca a doença e a cobertura de vacinação muito boa. Preocupa-nos a grande quantidade de casos notificados aqui no Município, mas há cidades no País com casos também, nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. Estamos monitorando e vamos vencer essa luta". Na reunião, combinou com a gestão e os profissionais de saúde a utilização de estratégias para conter o surto, destacando que a prioridade máxima no Município é a saúde. "O objetivo agora é cortar a transmissão da doença. Enfocaremos as ações de reforço ao atendimento no Hospital e postos de saúde, encaminhamento urgente de pessoas com sintomas, conscientização da população com os cuidados de higiene e mobilização para adquirir vacinas em outros Estados a fim de vacinar as pessoas dos grupos de riscos que não foram vacinadas", frisou.

Sem vacina
Segundo o secretário, já estão garantidas cinco mil doses da vacina, conseguidas junto ao Paraná e a mobilização continua para conseguir as 20 mil doses necessárias para o Município conter o surto. "Estamos em contato com o Ministério da Saúde, que já nos garantiu total apoio, inclusive com a vinda de um técnico amanhã (hoje) para realizar as orientações necessárias à Secretaria Municipal e quanto às vacinas estamos mantendo contatos com outros Estados e vamos conseguir a quantidade necessária". As vacinas serão destinadas aos hipertensos, diabéticos, idosos, crianças e gestantes, todos considerados grupos de risco, que não receberam a vacina. E também às mulheres, cuja gravidez ocorreu após a campanha de vacinação. Este ano, 17 mil moradores de Pedra Branca foram vacinados de um total de 43 mil habitantes.

MAIS INFORMAÇÕES
Hospital Municipal São Sebastião - Praça Leonardo Mota, 39 - Pedra Branca/ CE
Sesa: http://www.saude.ce.gov.br/

Silvania ClaudinoRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário