terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vereadores querem copiar projetos alemães

Clique para Ampliar
Vitor Valim acredita que propostas deverão ser benéficas à Capital, mas reclama de atraso em obras da Prefeitura
JOSÉ LEOMAR
Após visita às cidades que sediaram a Copa em 2006, parlamentares vão elaborar relatório com as experiências conhecidas
Depois da viagem de duas semanas que fizeram à Alemanha, os vereadores de Fortaleza querem implementar as experiências ali vislumbradas na Capital. Além de projetos de lei, os parlamentares pretendem estabelecer debates para sugerir formas que a Prefeitura poderá adotar, visando o legado da Copa do Mundo à população. Para avaliar as políticas públicas implantadas pelo governo alemão para a Copa do Mundo de 2006,os vereadores visitaram quatro cidades. Nos próximos dias, informa Salmito Filho (PSB), um balanço das experiências encontradas lá deverá ser apresentado à Câmara. Além de Salmito Filho, foram à Alemanha Marcus Teixeira (PMDB), Vitor Valim (PMDB), Paulo Gomes (PMDB) e Walter Cavalcante (PMDB), além do secretário de Esporte de Fortaleza, Evaldo Lima, e do coordenador da Copa em Fortaleza, Hebert Lima.

Salmito afirmou que as políticas públicas adotadas em função da Copa continuam sendo desenvolvidas na Alemanha. Segundo ele, dentre as experiências desse país, Fortaleza poderá adotar modelos de ciclovias e ciclo-faixas, mobilidade urbana e equipamentos de segurança.

Outra experiência positiva da Alemanha, destaca Salmito, é a indústria de transformação do lixo no País, que substitui os aterros sanitários. Já como fator negativo, aponta o parlamentar, está a ausência de leis proibindo o uso de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro, o que prejudica a coleta de resíduos ao final dos jogos.

Diálogo
Diante do que foi visto nas cidades alemãs, Salmito disse que o grupo de parlamentares deverá apresentar um Projeto de Lei que possibilite a cópia de ideias positivas para Fortaleza, após elaborar o relatório da visita. Segundo ele, poderá haver ainda um diálogo com Prefeitura, para que os vereadores deem sugestões ao Governo.

Já o vereador Vitor Valim acredita que algumas proposituras poderão ser pensadas visando o melhoramento das condições de vida para a população depois do evento, como a questão dos bicicletários. Um projeto de indicação deverá ser apresentado pelo grupo, segundo ele, para a instalação do equipamento nos terminais de ônibus.

Valim reclamou da demora para o início das obras pelo Executivo Municipal. "A Fifa, que é uma empresa privada, já deixou bem claro que está preocupada apenas com as arenas. Cabe a nós, parlamentares, e ao Poder Executivo pensar no legado para a cidade. Eu estou vendo que Fortaleza está andando a passos de tartaruga", disparou.

A ida dos vereadores à Alemanha, sendo todos os cinco membros da comissão especial do Plano Diretor, deve atrasar ainda mais a aprovação da matéria, que tramita há mais de oito meses na Casa. De acordo com Paulo Gomes, presidente do colegiado, a discussão sobre as emendas deverá acontecer nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário