segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Superação dourada

Clique para Ampliar
Solonei Rocha da Silva cruzou a linha de chegada da maratona com o tempo de 2h16min37s, fechando o percurso com tranquilidade diante dos concorrentes REUTERS
Solonei viu a sua participação em um Pan como a realização de um sonho, pelas dificuldades que já passou na carreira
Última prova do atletismo nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, a maratona teve um brasileiro como grande vencedor. Solonei Rocha da Silva se destacou ao correr em um ritmo bastante forte e abrir distância para os rivais desde o começo da prova, liderando de ponta a ponta os 42.195 metros sem sustos e faturando a medalha de ouro. Solonei foi acompanhado por outro atleta brasileiro, Jean da Silva, mas era o favorito para a prova, por ter um tempo melhor que o compatriota na carreira (2h11min32s, a melhor marca dentre todos os competidores). Ex-catador de lixo, o maratonista afirmou antes da prova que realizava o seu sonho ao disputar a prova nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara.

E ao ver o seu sonho realizado, ele não se intimidou. Desde o início imprimiu um forte ritmo, se desprendendo do pelotão da frente, ficando apenas com alguns adversários mais próximos. Com resistência ao calor, ele conquistou a ótima marca de 36min32s na medição parcial, feita dos 10km.

Manutenção
Solonei continuou correndo praticamente sozinho, com seus primeiros rivais a cerca de 15 segundos de distância. Na parcial de 20km, o mexicano Carlos Cordeiro também se desgarrou do pelotão e ficou com a segunda colocação. Jean da Silva esteve no segundo pelotão, mas não conseguiu acelerar para se desprender dos rivais.

Após a metade da prova, o ex-catador de lixo acelerou mais e Cordeiro perdeu rendimento, deixando o brasileiro isolado na liderança e com uma diferença de 25 segundos para o segundo colocado. Cinco minutos depois, a vantagem aumentou para 45s, e quando o brasileiro atingiu os 30km, já tinha 1min15s de diferença, com 1h36min de prova.

A vantagem aumentou até o cronômetro chegar a duas horas. Sabendo das chances claras de medalha de ouro, o brasileiro pegou da torcida uma bandeira do Brasil, a qual segurou até os metros finais. Os colombianos Diego Alberto Colorado e Juan Carlos Cardona, ficaram com o segundo e terceiro lugares. Jean da Silva foi o nono colocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário