quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Palhaço policial faz alegria das crianças

Clique para Ampliar
O policial João Alves Campos, do Ronda do Quarteirão, é o Zé Rondinha, que acabou se transformando na principal atração do Dia da Crianças no Sertão Central FOTO: ALEX PIMENTEL
Quixadá Depois dos sucessos do "Quixadá/Quixeramobim te quero sem drogas!" e "Fiz ronda com o Ronda", o comando do Núcleo de Policiamento Comunitário (NPC) de Quixadá e de Quixeramobim, mais conhecido por Ronda do Quarteirão, trás outra novidade como alternativa de aproximação e interação com o público infantil. Na programação da Semana da Criança, a polícia da boa vizinhança está promovendo o "Ronda da Alegria" e com ele apresentando ao público infantil o seu mais novo reforço no combate à violência. Um policial com um uniforme muito especial, é o "Zé Rondinha".
Crianças portadoras de necessidades especiais da Associação dos Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (Apaep) e da Associação Pestalozzi de Quixeramobim foram as primeiras a receber a visita do "Zé Rondinha". O mais novo membro da força especial de segurança pública está alegrando a criançada com palhaçadas e distribuição de kits infantis com chocolate, pirulitos e bombons. Os próprios policiais contribuíram para a compra dos presentes especiais para as crianças.

Participação
O supervisor do XVIII NPC, capitão Adriano Cavalcante, estima a participação de 350 crianças na programação especial do Ronda do Quarteirão nas duas cidades em comemoração à semana especial.

Visitas
Mas até o encerramento da semana dedicada às crianças, o Zé Rondinha e sua turma pretendem visitar os hospitais infantis das duas cidades e levar para as crianças que precisam de cuidados médicos um pouco mais de carinho e de alegria. "Essa é a nossa polícia, enérgica nas horas de socorrer o cidadão, mas também sensível e solidária", acrescenta Cavalcante.

Integrante da corporação militar desde 1998, o policial João Alves Campos, 36 anos, foi quem aceitou ser o personagem "Zé Rondinha", criado por seu comandante. No começo, o receio e até a preocupação com as gozações dos colegas de farda. Em apoio a Campos, o capitão Cavalcante e alguns subordinados o acompanham nas visitas, com narizes de palhaço. "Quando recebi o primeiro abraço com ele foi embora a minha timidez e aumentou ainda mais o meu orgulho em poder representar alguém tão especial para meninos e meninas de todas as idades, um palhaço policial", comentou Campos.

Confiança
Para a dona de casa e mãe de uma menininha portadora de necessidades especiais, Ana Paula de Lima, a cada dia o Ronda do Quarteirão está conquistando a confiança de um número maior de pessoas, principalmente as crianças. Na opinião dela, iniciativas dessa natureza quebram o paradigma do medo e as barreiras que afastam a Polícia do cidadão. Nunca havia visto sua filha tão feliz, nos braços de um policial. Imaginar coisa assim, nos seus tempos de infância, era praticamente impossível. Quando estava na calçada, com os vizinhos, ao ouvirem alguma sirene todos corriam para dentro de casa, assustados.

Quem também pensa assim é Eugênio Monteiro da Silva, 36 anos. Ele é um dos alunos da Apapeq. Até pouco tempo atrás, os policiais olhavam de forma diferente para a população. Era como se todo mundo fosse criminoso. Esqueceu o número de vezes que baixava a cabeça para não ser encarado. Podia até ser preso. Hoje, além de combaterem os traficantes, os policiais orientam quem depende das drogas e até levam as crianças para passear nas viaturas. Não imaginava um dia se deparar com um policial palhaço. Apertou a mão e até abraçou o "Zé Rondinha", com um sorriso do tamanho do dele. Não era por menos. Segurança e alegria, isso todo mundo quer, não importa de qual idade.

Na Semana da Criança, a Prefeitura de Quixadá também faz uma programação especial. Repetindo a tradição dos últimos anos, a Praça José de Barros, no Centro da cidade, foi transformada no palco da festa. A partir das 17 horas, além de apresentações artísticas e culturais das escolas e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), brinquedos infláveis e camas elásticas para fazer a alegria dos pequenos, com a animação do palhaço "Estourado" e do "Zé Rondinha".

MAIS INFORMAÇÕES

Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá
Rua Tenente Cravo, 517 - Alto da Boa Vista. Telefone: (88) 3414.5767

DIVERSÃO
Programação diversificada em todo o Interior do Ceará
Começou, ontem à noite, nesta cidade, uma programação especial que se estende até o próximo sábado, dia 15. A Cidade da Criança chega à sua quarta edição com uma programação variada que oferece parque de diversões, circo, shows, a Rádio Comunitária Cidadã e muitas brincadeiras. O evento é realizado no espaço do Iguatu Festeiro, na Avenida Perimetral, no Bairro Esplanada.

Neste ano, haverá desfiles de crianças e adolescentes de projetos sociais e shows com a Trupe do Palhaço Risadinha, Carla Perez, Yudi (apresentador do SBT) e da dupla de palhaços Patati e Patatá. A expectativa entre os moradores é enorme para o evento. Segundo os promotores da festa, a cada noite deve reunir público médio de dez mil pessoas. A Cidade da Criança é realização da Prefeitura Municipal de Iguatu, com o apoio do Governo Federal e do Governo do Estado. O acesso é gratuito e a programação começa a partir das 17 horas.

Sobral
A criançada sobralense teve grande festa ontem. Tudo começou com o Festival do Guaraná, na AABB. Mais de mil crianças acompanhadas dos pais tiveram uma manhã de lazer com sorteio de 55 prêmios entre bolas, bonecas e bicicletas. O Festival distribuiu refrigerante, picolé, crepe, xilito e chicle pink. O festival foi encerrado com apresentação de palhaços. No Parque da Cidade, a Prefeitura promoveu mais etapa do Outubro Sobral Criança, com contação de histórias, brinquedos infláveis, algodão doce, pipoca, pintura de rosto, jogos, brinquedoteca, tenda de leitura, tenda zen, oficina de origami, escultura em argila, observação em telescópio e show musical com o grupo Dona Zefinha apresentando o espetáculo "Os Bufões, o Circo sem teto da lona furada".

O Dia das Crianças foi encerrado com a apresentação da peça "Tá Namorando, Tá Namorando", do grupo Bagaceira, de Fortaleza, no Theatro São João, finalizando o Festival de Teatro Infantil 2011 do Ceará. Mas a programação do Outubro Sobral Criança prossegue até o dia 31 com a Semana do Bebê, Oficina de Reciclagem, Roda de Leitura, Seminário de Prefeitos Mirins, Cinema e show da dupla Patati Patatá, no dia 22, às 18 horas, na Praça São João.

Crateús
Desde 1994, Juraci Melo Nunes, conhecido neste Município como Louro da Cruz, realiza uma manhã de lazer no Dia das Crianças, em sua casa de shows, no Centro da cidade. Sorteios de brinquedos, distribuição de picolés, sorvetes e pipocas, além de banho de cascata, danças, concursos e palhaços animam a garotada, que acompanhadas dos pais aproveitam para festejar o seu dia brincando e se divertindo.

Maria Clara, de 8 anos, aproveitou bem a manhã com primas e coleguinhas. Elegeu o banho como a melhor atração da festa. "Tudo é muito bom, mas me divirto mais no banho". Para completar as comemorações do Dia, Louro da Cruz inaugura à noite uma nova atração para a criançada, o "Trenzinho da Fantasia", que junto com o "Trenzinho da Alegria", fazem a festa das crianças de Crateús.

Cariri
O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN) preparou uma programação especial de artes integradas, onde as crianças das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Caririaçu e Nova Olinda desfrutaram de contações de histórias e oficinas de formações artísticas. No período da tarde, elas conferiram espetáculos teatrais, filmes e pinturas de rosto.

No Crato, cerca de 300 crianças da comunidade do Gesso participaram da terceira edição do projeto da ONG, Coletivo Camaradas. Brincadeiras regionais e oficinas de artes constaram da programação.

Alex PimentelColaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário