O Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, o FestRio, em sua 13ª edição, concluído ontem, terça feira, 18, se transformou numa autêntica noite cearense com a premiação de filmes, diretores e atores nascidos no Estado. Os filmes Mãe e Filha e Rânia, os cineastas Petrus Cariry, Karim Aïnouz e Roberta Marques e os atores Chico Anysio e José Wilker receberam alguns dos principais prêmios do Festival, o Troféu Redentor, que teve em A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Vinícius Coimbra, o seu grande vencedor, com 4 prêmios. Lições de um Sonho , do alemão Sebastian Grobler, foi o estrangeiro vencedor
“È um filme que, tenho certeza, Sérgio Leone assinaria com alegria. É a hora e vez de Vinícius Coimbra. Eu peço que tenham compaixão. Não vão embora e me deixem aqui sozinho. Quando eu estava subindo, só pensava na hora de voltar”, afirmou, no palco, o cearense Chico Anysio, levando o público ao riso, ao receber o Prêmio Especial do Júri por sua interpretação em A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Vinícius Coimbra.
Confira o vídeo promocional de A Hora e a Vez de Augusto Matraga.
Segunda adaptação da obra do escritor mineiro João Guimarães Rosa, A Hora e a Vez de Augusto Matraga conta a história de um fazendeiro falido e violento que vive acima da lei no sertão de Minas Gerais. Em dificuldades, Matraga cai numa emboscada que quase o leva à morte, e, renascido, volta-se para a fé e o trabalho árduo em busca de redenção. Anos depois, chega à vila o rei do sertão, Joãozinho Bem-Bem, e seu bando de jagunços, com o qual faz amizade e selará o seu destino. No elenco estão João Miguel, José Wilker, Chico Anysio e Irandhir Santos. A direção é do estreante Vinícius Coimbra, diretor de novelas e séries da TV Globo há 12 anos e assistente de direção de Walter Salles em Central do Brasil.
O Troféu Redentor foi conquistado por três cineastas da terra: Petrus Cariry, com o seu Mãe e Filha, Menção Honrosa do júri, e melhor fotografia; Karim Aïnouz, eleito o melhor diretor por Abismo Prateado; e Roberta Marques, realizadora do curta Rânia. Além de Chico Anysio, José Wilker recebeu o Redentor de melhor ator coadjuvante, também, por A Hora e a Vez de Augusto Matraga.
Conheça o treiler de Abismo Prateado.
Rânia foi premiado na categoria Novos Rumos. Conta a história de uma menina que vive em Fortaleza, no morro de Santa Terezinha, mora com a mãe, a ajuda nos afazeres domésticos, estuda numa escola municipal, trabalha numa barraca de praia e sonha em ser bailarina. Sua inseparável amiga, Zizi, a introduz no Sereia da Noite, local de boemia, onde dança, orgia e dinheiro se misturam e agitam a madrugada. Quando Rânia conhece a coreógrafa Estela, ela se vê dividida entre a farra e a disciplina da dança, entre a possibilidade de ganhar dinheiro na noite e o sonho de dançar e ser artista
Na categoria de Melhor Documentário, As Canções, de Eduardo Coutinho, foi eleito o melhor. O documentário mostra pessoas falando de músicas que marcaram suas vidas e contam suas histórias influenciadas por tal canção. Na categoria de Melhor Curta Metragem, Qual Queijo Você Quer?, de Cíntia Bittar, foi eleito o melhor pelo júri oficial. O filme fala da personagem Margarete, uma senhora de idade, que tem um súbito ataque de raiva quando seu marido, Afonso, pergunta se ela pode trazer um queijo da venda. Este é o filme de estréia de Cíntia Domit Bittar, graduada em cinema pela Unisul. Já o júri popular, mantendo uma posição sempre diferente do oficial, elegeu Passageiros, de Bruno Mello, como o Melhor Curta.
Conheça o treiler de As Canções.
Na Mostra Geração, o preferido do público foi a produção alemã Lições de um Sonho (Der Ganz Grobe Traum), de Sebastian Grobler, premiado com 95% dos votos à seu favor. Primeiro longa-metragem assinado por Sebastian Grobler (ex-assistente ao lado da diretora Caroline Link em A Música e o Silêncio, 1996) tem como protagonista Daniel Bruhl (de Edukators, Bastardos Inglórios e Adeus Lênin) e conta a história real do professor Konrad Koch. Quando ele retorna para a Alemanha em 1874, depois de estudar na Universidade de Oxford, na Inglaterra, apresenta um novo esporte criado pelos Ingleses que vai servir como uma nova atração para seus estudantes: o futebol.
Veja o treiler de Lições de um Sonho.
Confira todos os prêmios abaixo:
Melhor Longa-Metragem de Ficção• A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGAPrêmios do Júri oficial e do Júri popular.
Menção Honrosa• MÃE E FILHA, de Petrus Cariry
Prêmio Especial do Júri• SUDOESTE, de Eduardo Nunes
Melhor Longa-Metragem Documentário• AS CANÇÕES, de Eduardo Coutinho
Prêmios do Júri Oficial e do Júri Popular.
Prêmios do Júri Oficial e do Júri Popular.
Prêmio Especial do Júri• OLHE PARA MIM DE NOVO, de Kiko Goifman e Cláudia Priscilla
Melhor Direção• Karim Aïnouz, por ABISMO PRATEADO
Melhor Ator• João Miguel, A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA
Melhor Atriz• Camila Pitanga, por EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS, de Beto Brandt e Renato Ciascia
Melhor Atriz Coadjuvante• Maria Luiza Mendonça, AMANHÃ NUNCA MAIS
Melhor Ator CoadjuvanteJosé Wilker, A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA
Prêmio Especial do Júri• Chico Anysio, A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA
Melhor Roteiro• Odilon Rocha, NOVELA DAS 8
Melhor Montagem• Jordana Berg e Marcelo Yuka, NO CAMINHO DAS SETAS
Melhor Fotografia• Mauro Pinheiro Jr, SUDOESTE
• Petrus Cariry, MÃE E FILHA
• Petrus Cariry, MÃE E FILHA
PRÊMIO FIPRESCI/Federação Internacional de Críticos de Cinema• SUDOESTE, de Eduardo Nunes
Mostra Novos Rumos• RÂNIA, de Roberta Marques
Melhor Curta-Metragem• QUAL QUEIJO VOCÊ QUER?, de Cíntia Dommit Bittar
Júri oficial
Júri oficial
Júri popular• PASSAGEIROS, de Bruno Mello
Menção honrosa• TEMPO DE CRIANÇA, de Wagner Novais
Mostra Geração• LIÇÕES DE UM SONHO, de Sebastian Grobler
Nenhum comentário:
Postar um comentário