domingo, 23 de outubro de 2011

Brincadeira de criança


Clique para Ampliar
João Vitor Aguiar Silva e João Mateus Franklin Pontes prestaram bastante atenção na explicação de Thomas sobre o passo a passo do bumerangue. Basta ter papelão, palito de picolé, cola e tesoura para fazer o brinquedo. Este foi o preferido da criançada
KID JÚNIOR

Você já experimentou construir o seu próprio brinquedo e definir as regras? Parece super legal! Seis crianças fizeram os seus e contam o que acharam da experiência

Jogos de PSP e os "cards game" Uno e Bakugan foram guardados nas mochilas. A manhã foi destinada a experimentar a magia de construir seus próprios brinquedos. De matéria-prima, produtos que geralmente descartamos por inutilidade: CDs, DVDs, embalagens de filtro de café, de chocolates, jornais, palitos de picolé e encartes publicitários, entre outros. Alguns já tinham vivenciado a experiência em casa ou mesmo na escola. "Eu já fiz um carrinho e uma casa para os meus bonequinhos do McDonald´s", disse Luigi Ari Ribeiro, 8 anos. "Eu sempre guardo materiais recicláveis em casa", deu a dica. João Victor Aguiar, 8 anos, construiu um robô de papelão com o pai. "Pegamos uma caixa bem grande e aí meu pai fez o robô gigante".

João Mateus Franklin Pontes, 8 anos, foi além dos brinquedos e diz que construiu uma calculadora com papelão e outros produtos. Contou com a ajuda do pai, confessa, que é engenheiro civil. O segredo de tanta criatividade e inovação? "Eu uso a minha imaginação e um pouco de ciência", diz.

E é verdade. Além da criatividade peculiar dos pequenos, o educador Thomas Semrau, diretor-proprietário da empresa Vivação, diz que os materiais recicláveis possibilitam o exercício da imaginação. "O mais importante é que o brinquedo não é definido. O material deixa bastante espaço para imaginação e fantasia. E abre novas possibilidades para o ato de brincar". Além de tudo isso, "o material é fácil de achar", explica Thomas.

Para produzir um peão, por exemplo, a garotada utilizou um CD, massa de modelar e uma bila (bola de gude). Materiais bastante diferentes do que geralmente usam para construir um peão de madeira. Na página 5, você confere o passo a passo para fazer este brinquedo.

Sabe aquele encarte publicitário que vem no jornal, que depois de lido vai parar no lixo? Ele vira o "Peixinho Voador", com a ajuda de uma tesoura e um pincel para decorar. Basta cortar um pedaço de papel no tamanho 20 x 3 cm, e fazer um corte superior na parte esquerda e outro inferior na parte direita. Encaixe as partes cortadas e o papel vira um peixinho que voa. E um conjunto deles, uma peixaria completa com os amigos!

Mas o que fez mesmo a cabeça das crianças foi o bumerangue. É super fácil de fazer. Basta ter papelão (de embalagens de filtro de papel, biscoito, lenço etc.), cola, palito de picolé com borda arredondada e tesoura. Com um lápis, desenhe o molde do palito no papelão duas vezes. Recorte os moldes e depois cole um sobre o outro formando uma cruz. Após a cola secar, incline levemente as pontas do brinquedo, em um mesmo sentido. Agora é arremessá-lo e garantir a diversão. "Eu achei muito legal todos os brinquedos, mas o bumerangue é o mais legal. Quando eu jogo, ele volta", garante Rafael Alves das Neves, 8 anos. Que tratou logo de ensiná-lo aos colegas.

Após a descoberta dos novos brinquedos, chegou a hora de testá-los com outros amiguinhos. Alexia de Fátima Ribeiro, 8 anos, e Maria Eduarda de Pontes Salmito, de 7 anos, não perderam tempo. Colocaram algumas tampinhas de garrafa pet no chão e, com o peão, tentaram acertá-las. Outra forma de brincar encontrada pelas amigas foi uma competição: quem passava mais tempo com o peão girando dentro da tampa.

João Alber Barbosa Neto, 7 anos, e João Mateus acertaram os últimos detalhes do bumerangue para que ele voasse ainda mais alto. "Ele não ´tá´ voando", disse Alber. O coleguinha logo se prontificou a inclinar ainda mais a borda do brinquedo. "Pronto, voou", disse.

Conforme explica Thomas, o brinquedo produzido pelas próprias crianças a partir de material reciclável "possibilita que elas mesmas criem suas próprias regras. Ficam abertos para criar, modificar, reinventar".

"Este material estimula a percepção. Quando ela faz o desenho em cima do CD, ela observa-o no movimento. Tem a percepção do tato e do olhar nesta ação. Parece que eles encaram a atividade como um trabalho e por isso, melhoram, aprimoram, modificam, experimentam", afirma Semrau.

Passo a passo

Peão

1. Separe um CD ou DVD, massa de modelar, uma bila (bola de gude) e pincéis;
2. Decore o CD/DVD como tema de sua preferência. Quanto mais colorido, mais bonito;
3. Coma massa de modelar faça uma bolinha e depois achate;
4. Posiciona a massa de modelar achatada no centro do CD/DVD para cobrir o buraco;
5. No lado oposto da massa de modelar, posicione a bila (bola de gude);
6. Pressione a massa de modelar e a bila (bola de gude) de forma que elas fiquem fixas.
7. Depois de fixadas, pode brincar e se divertir com seu novo peão. O seu desenho vai formar um colorido especial no brinquedo. Aproveite bem!

Mais informações

Vivação - Aventura, Atividades, Arte, Animação
Rua Barão de Aracati, 1547 - Aldeota - Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3254.4333
Site:
www.vivacao.com.br

Emanuelle Lobo
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário