quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Programa incentiva preservação da Caatinga

Clique para Ampliar
A proposta tem como meta promover o desenvolvimento sustentável local e integrar estudantes e escola ao meio ambiente, especificamente ao bioma Caatinga FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Estudantes do ensino municipal da cidade de Crateús vão participar de projeto para integrar jovens e meio ambiente
Aulas de campo com os professores e alunos da rede municipal, visitas à Reserva Natural Serra das Almas, estudos sobre a sustentabilidade do bioma Caatinga, construção de dez viveiros educadores para produção de mudas nativas e frutíferas, oficinas de reciclagem de papel, implantação de 20 hortas pedagógicas e assistência técnica. Estas são as atividades que serão desenvolvidas nas escolas da rede municipal deste Município por meio do Programa "A Caatinga vai à Escola, a Escola vai à Caatinga", que contemplará alunos do sexto ano.
A proposta tem como meta promover o desenvolvimento sustentável local e integrar estudantes e escola ao meio ambiente, especificamente ao bioma Caatinga, característico desta região do Ceará.

"Com as inúmeras atividades que estão contidas no programa, pretende-se trabalhar com os educandos, docentes e comunidade os conceitos de fauna e flora nativa, resíduos sólidos, educação alimentar e desenvolvimento sustentável", relata o secretário municipal de Meio Ambiente, Wanderley Marques.

Convênio
A ação é fruto de convênio entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o GEF Mata Branca (Fundo Mundial para o Meio Ambiente) e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com apoio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado (Conpam).

Nos próximos dias, as escolas do Município já começarão a vivenciar as ações. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a expectativa é que, por meio do programa, ocorra a formação de sujeitos ecológicos, que passem a conhecer e compreender o bioma Caatinga. "Por meio de estudos teóricos e práticas com conteúdos e metodologias específicas sobre o bioma Caatinga, acreditamos que estimularemos o amor ao ambiente em que vivem e passem a cuidar e preservar", pontua o secretário.

Para garantir resultados satisfatórios, o programa promoverá a aplicação de conteúdos ambientais ligados à realidade do Município, ajudando o aluno a perceber a correlação dos fatos e adquirir uma visão holística do ambiente em que vive. "É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente equilibrado e saudável", analisa Marques.

Semana
De acordo com o secretário, o programa já era uma ação que a Secretaria Municipal buscava concretizar no Município. A semente foi plantada na Semana do Meio Ambiente, realizada no mês de junho, quando vários momentos da programação foram voltados para a conscientização do jovem acerca das questões ambientais.

A parceria e a possibilidade de firmar convênio com as instituições chegou no momento oportuno. "Temos como foco das nossas ações o bioma Caatinga, que precisa ser conhecido, respeitado e preservado, especialmente por nós que aqui vivemos e o público jovem, como a nossa maior esperança de conscientização e preservação para as próximas gerações. Por esse motivo estamos sempre despertando e buscando formas de envolver esse público", completa Marques.

Reserva
Foi criada neste Município a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Nenen Barros, no Distrito de Monte Nebo, a 45Km da sede de Crateús. Para a criação, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou no Município consulta pública para a criação da terceira Unidade de Conservação classificada como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). De propriedade de José Wilmar Sabóia, a reserva possui 63ha e cumprirá as exigências contidas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Para o secretário, a iniciativa do proprietário traz inúmeros benefícios para a área e o próprio Município. "Estimulamos e apoiamos iniciativas como essa, em que todos seremos beneficiados, pois com a reserva será possível o desenvolvimento e a implantação de projetos de turismo ecológico".


Atividades
20
Hortas pedagógicas serão utilizadas para as aulas de campo do programa, além de aulas de campo com os professores, visitas à Reserva Natural Serra das Almas, dentre outras ações


MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Meio Ambiente de Crateús - Centro de Treinamento Rua José Saboia Livreiro, S/N
Telefone: (88) 3692.3315


Ajuste
TAC reabre Matadouro Público de Bela Cruz
O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do promotor de Justiça da comarca de Bela Cruz, Francisco Elnatan Carlos de Oliveira Júnior, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, com a finalidade de reabrir o Matadouro Público, após o cumprimento das exigências feitas nos autos da Ação Civil Pública (ACP), que culminou com a interdição do local no dia 10 de agosto deste ano.

O promotor de Justiça, verificando o trabalho efetuado pela municipalidade de Bela Cruz, realizou a audiência.


Exigências
Dentre as exigências feitas pelo MP, a Prefeitura realizou as seguintes melhorias: contratação de médico veterinário e aquisição de pistola pneumática com o compressor para funcionamento. Houve a pintura e limpeza das paredes, a recuperação parcial dos azulejos, piso e do fosso por onde escorrem os dejetos resultantes dos abates. A Prefeitura adquiriu ganchos novos feitos de cobre e material inoxidável, mesas para vistoria das vísceras e procedeu o fechamento das caixas subterrâneas que colhiam os dejetos.


Silvania Claudino
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário