segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Prefeito quer instalar usina de biogás em Limoeiro

Os lixões devem ser eliminados gradualmente no País 
 (FCO FONTENELE)
Os lixões devem ser eliminados gradualmente no País (FCO FONTENELE)
 O prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva, pretende instalar usina de biogás para receber os resíduos produzidos por onze municípios do Vale do Jaguaribe. Segundo João Dilmar, ainda não há estimativa de quanto custará o empreendimento, que deve ser construído em parceria com investidores.
Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br


Na avaliação do prefeito, a usina é a medida que vai resolver o problema do destino adequado do lixo produzido na região, que é jogado em lixões. Limoeiro do Norte lidera o grupo de 11 municípios consorciados para a construção de um aterro sanitário local.

João Dilmar explica que a ideia da instalação da usina surgiu após visita a Estraburgo, na Alemanha, onde a tecnologia do biogás é utilizada. “No último dia 16 de setembro, fizemos reunião na Semace e conversamos mais a respeito de uma usina que é alimentada por lixo”, acrescenta o prefeito. Segundo ele, investidores portugueses presentes à reunião mostraram interesse no investimento.

Para o prefeito, “daqui uns dias, os aterros não vão resolver” o problema do lixo. “Usina (de biogás) é o que resolve em todo canto do mundo”, resume. Ele explica que a usina funcionará transformando lixo orgânico em energia e gás veicular.

O professor da UFC e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Infraestruturas de Transporte e Logística de Energia (Glen), João Bosco Arruda, explica que o custo de uma usina de biogás é elevado e não elimina o aterro sanitário. Em substituição às usinas de biogás, o professor propõe a criação de usinas verdes.

Nas usinas verdes, os resíduos chegam à estação de tratamento e são separados em compostos orgânicos e inorgânicos. Os resíduos inorgânicos são separados para reciclagem. Somente depois disso, é iniciada a geração de energia.

“Na usina de biogás, os caminhões jogam no aterro o lixo molhado, perecível e faz compostagem. Essa parte orgânica começa a emitir gás. Mas você não está livrando o meio ambiente e não há insumo da geração de emprego e renda”, detalha o professor.
 
Aterros
Os sete aterros sanitários com condições adequadas para receber lixo no Estado, segundo a secretaria das Cidades, ficam em Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Jaguaribara, Sobral, Pacatuba e Horizonte.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada em 2010, prevê a eliminação gradual dos lixões no Brasil. Apesar disso, o Ceará conta apenas com sete aterros sanitários

Saiba Mais

A usina de biogás deve receber lixo de 11 municípios do Vale do Jaguaribe que formam o Consórcio Municipal para Aterros Sanitários (Comares) de Limoeiro do Norte. São eles: Alto santo, Ererê, Iracema, Limoeiro do Norte, Morada nova, Palhano, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

Atualmente há 12 consórcios municipais formatados para a construção de aterros sanitários no Ceará. Outros 14 consórcios devem ser formatados até novembro.

Os sete aterros com condições adequadas para receber lixo no Estado
atendem a 11 cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário