sábado, 6 de agosto de 2011

Volta por cima

Clique para Ampliar
Após pausa involuntária na carreira, Narjara Turetta volta a brilhar no papel da sofrida Lilian, de Morde & Assopra
  Quem vê Narjara Turetta em cena como a Lilian de "Morde e Assopra", não imagina que até bem pouco tempo a atriz trabalhava como vendedora de coco, na Praia de Copacabana. Para além da ficção, ela escreveu a sua própria história de superação
O suplício da mãe pobre que entregou a filha a uma família rica por não ter condições financeiras de criá-la, tem ganho destaque na novela das sete da Globo. Não só pela polêmica, mas também graças à química do trio de atrizes que vive o drama. Narjara Turetta interpreta Lilian, mãe biológica de Alice (Marina Ruy Barbosa) que foi adotada e criada pela rica e arrogante Minerva (Elizabeth Savalla). Juntas as três vivem situações que vão do drama à comédia numa mesma cena. O resultado vem agradando ao público e ganhando mais e mais espaço na trama.

O que nem todo mundo sabe é que o sucesso da personagem foi conquistado com muita perseverança por parte da atriz. Narjara começou cedo na televisão. Aos quatro anos, já mostrava seu talento em um programa infantil. Na década de 70, ganhou seu papel mais lembrado até hoje: a Elisa de "Malu Mulher", minissérie considerada um marco na TV brasileira.

Desde então, a atriz fez algumas participações em novelas, séries e programas. Mas, nada que lhe desse mesma projeção. Vieram momentos ainda mais difíceis e Narjara ficou fora da TV por um longo período.

Famosa, mas sem oportunidades concretas de atuar, Narjara viveu seu drama particular. Sem emprego, passou a vender água de coco em Copacabana para garantir a renda no final do mês, o que segundo ela, não foi um trabalho nada fácil.

"Fiz por necessidade. Além de ser um trabalho manualmente pesado para se fazer debaixo de sol e chuva, as pessoas não sabem respeitar. Sofri muitas humilhações", desabafa.

Assim como sua personagem no folhetim, Narjara também chegou a ser maltratada por pessoas que se achavam socialmente superiores. "Infelizmente, a Minerva de ´Morde e Assopra´ não existe só em novelas. Ela faz parte da realidade", lamenta.

Agora, em um novo momento, a atriz agradece a Deus pelas novas oportunidades. "Nem conhecia o Walcyr Carrasco (autor), sequer pedi um personagem. Ele me convidou por conta própria. Depois de tanto tempo fora, foi um milagre", afirma ela que diz ter se surpreendido também com a repercussão de seu papel. Envolta numa situação nebulosa, Lilian é suspeita de ter recebido dinheiro para nunca revelar que havia dado a filha em adoção. Minerva, a mãe adotiva, é uma mulher rica e arrogante, que acabou deixando a menina mimada e prepotente.

Ao perceber em que tipo de pessoa a sua filha se transformou, Lilian resolve contar a verdade. "O bacana é que ela está conseguindo ensinar Alice (Marina Ruy Barbosa) a ter valores reais. E ela já está mudando", observa Narjara, revelando inclusive que nos próximos capítulos, Alice pedirá desculpas a Dulce (Cassia Kiss) por tê-la chamado de vira-lata.

Para a atriz, no final da novela, Alice não terminará com nenhuma das duas mães, mas sim com Guilherme (Klebber Toledo), com quem vive par romântico de relações turbulentas. "Acho que ela vai casar e formar a sua própria família. Mas claro, vai amar as duas mães".

Projetos profissionais
Os planos de Narjara para o futuro próximo já estão traçados. Ela começa a gravar o curta-metragem "De 9 a 90" ainda durante as gravações de "Morde e Assopra". O filme enfoca um concurso de lambada que se passa nos anos 90. Seu papel será o de uma diretora de escola.

Paralelamente, Narjara ainda escreve um livro em que narra sua trajetória e encontra tempo para dar palestras motivacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário