quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Líder do Governo destaca avanços na educação

Clique para Ampliar
Antônio Carlos reconheceu a contribuição dos professores para que o Estado atingisse uma boa nota no Ideb
LIANA SAMPAIO
 No momento em que os índices positivos eram destacados no plenário, o presidente da AL recebia os professores em greve
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos (PT), disse que foi com "orgulho" que comunicou, na tribuna da Casa, a nota para o ensino do Ceará, divulgada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente a avaliação da Prova Brasil 2009. O Ceará obteve nota 3,9, seis décimos acima da meta de 3,3, conforme divulgou ontem, matéria veiculada no Diário do Nordeste. Enquanto o líder governista ressaltava o resultado conquistado pelo Estado no Ideb, o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB), recebia os professores estaduais que estão em greve. A categoria foi à Casa pedir ao presidente para intermediar, junto ao Governo, a reabertura das negociações.

Antônio Carlos reconheceu que os professores deram uma grande contribuição para que o Estado atingisse uma boa nota no Ideb. Para ele, a Lei Piso, criada no Governo Lula é importante, apesar de não ser ainda o ideal, mas já é um começo.

A nota alcançada pelo Ceará no Ideb deixou o Estado com o melhor resultado do Nordeste tanto na totalidade das instituições (3,9) como na rede pública (3,6). A média nacional foi de 3,6. "Os dados de 2009 do Ideb refletem que estamos no caminho certo", observou Antônio Carlos, informando que mais de 250 mil alunos cearenses participaram da avaliação de 2009 do Ministério da Educação.

O parlamentar também ressaltou o desempenho da educação de Fortaleza, que, de acordo com os resultados divulgados, obteve alguns avanços. Segundo matéria do Diário do Nordeste, a nota do ensino público municipal da Capital cearense teve uma linha crescente, passando de 3,3, em 2005, para 3,9 em 2009 nas primeiras séries do Ensino Fundamental (EF) e de 2,8 para 3,5 para as últimas séries do EF.

Outra notícia comemorada pelo petista foi a média geral da Capital no Ideb 2009 que ficou em 3,3, superior à meta de 2,7. Em 2009, outra avaliação da educação em Fortaleza, essa referente a alfabetização, mostrou um resultado nada animador. Os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, divulgados em 2010, mostraram que a Capital alcançou, dentre os 184 municípios, a posição de 171º lugar.

Críticas
Na época, várias críticas foram feitas à administração de Fortaleza. Antônio Carlos vê como injustas essas críticas, argumentando que o calendário de provas de avaliação aconteceu quando ainda havia reposição de aulas por conta das greves. Na sua opinião, isso colocou os alunos em condições menos favoráveis em relação aos estudantes dos demais municípios.

"A gente não pode negar que o Ceará está caminhando a passos largos. Estamos numa ascensão social há oito anos, a escola não atingia esse índice e não tinha esse recorde. E ontem (segunda-feira) foi inaugurada a escola profissionalizante de número 68 no Estado", salientou.

Para o deputado Júlio César Filho (PTN), o Governo tem uma preocupação com o ensino e a qualificação dos jovens. Sobre a greve dos professores, disse o parlamentar, o governador está buscando contemplar a categoria em suas principais reivindicações, salário e qualificação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário