quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Governo anuncia plano para formar mais médicos e interiorizar a profissão

Na foto: Juan Gérvas, um dos médicos espanhóis em visita às unidades de saúde da família de Fortaleza
Na foto: Juan Gérvas, um dos médicos espanhóis em visita às unidades de saúde da família de Fortaleza
Ao participar da aula inaugural do curso de medicina do campus Garanhuns, da Universidade Federal de Pernambuco, a presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira, 30, que o governo quer formar mais 4,5 mil médicos a cada ano e interiorizar a profissão no país. Dilma já encomendou aos ministérios da Educação e da Saúde um "plano nacional de educação médica" a ser apresentado até outubro desse ano.
O objetivo da medida, de acordo com Dilma, é suprir a falta de médicos em todo país, principalmente no interior. "Eu determinei ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde, que, juntos, preparem um plano nacional de educação médica a ser lançado até outubro, o nosso objetivo é aumentar em 4,5 mil o número de médicos formados ao ano e também interiorizar os cursos de medicina, mantendo um elevado padrão de qualidade", disse.

Segundo a presidente, um dos pontos do plano é o incentivo para os estudantes que optarem por estudar e trabalhar no interior do país. "Os estudantes e os médicos que se interessarem pelas demandas do Sistema Único de Sáude [SUS], vale dizer, pelas demandas de saúde do povo brasileiro, terão vantagens. Terão descontos quando utilizarem o Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies). Terão também melhor acesso a uma pontuação em residência quando optarem também por satisfazer as demandas do SUS. Eu asseguro a vocês que, certamente, não ficarão sem trabalho", disse a presidenta, dirigindo-se aos primeiros alunos de medicina da universidade.

De acordo com a presidente, a falta de médicos é um dos principais obstáculos para melhorar os serviços de saúde pública no Brasil. "Uma das dificuldades para melhorar a saúde pública no Brasil é o insuficiente número de médicos e sua má distribuição sobre o território nacional. Hoje, o Nordeste tem 28% da população brasileira e apenas 17% dos médicos. Em todo Brasil, temos falta de médicos e isso fica mais agudo ainda nas cidades do interior e nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Não que nas outras regiões não faltem médicos, é que nessas regiões que eu citei faltam mais médicos."

Dilma chamou os alunos de medicina de “desbravadores” e disse que eles escolheram a profissão certa. Fazendo referência ao fato de Garanhuns contar com um campus universitário, Dilma lembrou o acerto da iniciativa do ex-presidente Lula, que o instalou em sua cidade natal. Embora não tenha tido oportunidade de estudar, o ex-presidente sabia da importância do estudo, disse a presidenta.

Dilma ressaltou que continuará com o processo de interiorização do ensino superior iniciado no governo passado.
 
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário