segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cirurgia de Ricardo Gomes é bem sucedida


A cirurgia no cérebro do técnico Ricardo Gomes, que sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico durante o clássico entre Flamengo e Vasco, na tarde deste domingo, no Engenhão. Segundo os médicos, a operação foi um sucesso e conseguiu fazer a drenagem, diminuindo a pressão no tecido cerebral.
O treinador permanecerá ao menos oito dias internado para recuperação e ficará sedado na centro de unidade intensiva (UTI) nas próximas 72 horas. Apenas após este período que será possível saber se o técnico terá sequelas.
Segundo o médico do Vasco, Clóvis Munhoz, mesmo que Ricardo Gomes tenha sequelas, elas poderão ser revertidas.O acidente aconteceu na área temporal do lado esquerdo do cérebro de Ricardo Gomes, o que pode prejudicar os movimentos do lado direito do corpo do treinador.– Mesmo que haja sequelas, detectando com antecedência, poderá ser superada com trabalho de fisioterapia – disse.
O primeiro boletim médico sairá na manhã desta segunda-feira. E até que se tenha um diagnóstico final sobre a situação de Ricardo Gomes e quanto ao seu futuro, o auxiliar-técnico Cristóvão comandará a equipe cruz-maltina.Aos 23 minutos do segundo tempo, Ricardo Gomes sentiu-se mal. Segundo Clóvis Munhoz, ele ficou com o lado direito adormecido.Ricardo Gomes foi retirado do gramado de ambulância e recebeu os primeiros socorros ainda no departamento médico do Engenhão, onde foram tomadas algumas atitudes essenciais para que ele pudesse ser removido com todos os cuidados e segurança.
Logo depois, o treinador foi transferido para o Hospital Pasteur, no Méier, na Zona Norte, próximo ao Engenhão, onde teve de ser sedado e começou a respirar com a ajuda de aparelhos.O quadro era tido como gravíssimo pelos médicos e a cirurgia teve de ocorrer rapidamente.
Em fevereiro do ano passado, quando treinava o São Paulo, Ricardo Gomes teve um AVC de baixa intensidade, após um clássico contra o Palmeiras, e ficou duas semanas afastado do clube.

Bate-Bola com Clóvis Munhoz - Médico do Vasco
- Como está o Ricardo Gomes?
Ele está entubado. Qualquer paciente nessa situação fica entubado para que não haja nenhum dano maior. Ele fica em repouso que é fundamental. Quanto mais repouso, melhor para o tecido cerebral e nisso a operação é imprescindível.
- Estado dele ainda é grave? Sim. Ele acabou de ser operado e inspira cuidados. Se não fosse, não estaria entubado eno CTI.
- O que foi afetado quando ele veio para o hospital?
Ele teve essa região afetada no braço direito e perna direita e um pouco da fala.
- Recuperação em quanto tempo?Vai depender do que vai aparecer no pós-operatório. Não temos ideia se ele terá sequela. O pós-operatório foi o melhor possível. A impressão do neurocirurgião foi a melhor possível. As 72 horas próximas mostrarão se há sequela, quanto tempo para recuperar, tratamento fisioterápico.
Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário