quinta-feira, 14 de julho de 2011

Marcas Perdigão e Batavo sairão do mercado

Suspensão dos produtos foi exigência do Cade para aprovar a fusão (MAURÍCIO LIMA/AFP)
Suspensão dos produtos foi exigência do Cade para aprovar a fusão (MAURÍCIO LIMA/AFP)
 

A Brasil Foods firmou ontem com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) um termo em que se comprometeu a vender ativos como fábricas e abatedouros e a suspender a venda de diversos produtos Perdigão e Batavo por um prazo de até cinco anos. A assinatura do termo foi a exigência feita pelo Cade para aprovar a fusão entre a Perdigão e a Sadia, que deu origem à BRF.
Os ativos que serão vendidos representam 80% da capacidade produtiva da Perdigão no mercado nacional e a produção de 730 mil toneladas de processados por ano. Pelo acordo, que só foi concluído ontem, a marca Perdigão será retirada por três anos de produtos como lombo congelado, pernil, presunto e apresuntado e em quatro anos de salames. Pratos prontos como lasanha perderão a marca por cinco anos, assim como almôndegas e frios saudáveis.
No caso de salsicha e peru, os dois lados optaram por transferir parte da concentração de mercado da BRF para uma terceira empresa, mas manter a marca Perdigão. O Cade proibiu ainda a empresa de criar novas marcas nesses mercados em que a Perdigão foi retirada. Já produtos com a marca Batavo não poderão mais ser comercializados em alimentos processados e carnes. A decisão foi tomada na última hora, já que, anteriormente, o conselho pedia a venda dessa marca.

A empresa repassará ainda a concorrentes cadeias inteiras de produção, desde abatedouros até fábricas e centros de distribuição, para garantir que o comprador tenha escala para concorrer imediatamente com a BRF. As cadeias deverão ser integradas geograficamente nos mesmos moldes à operação feita pela BRF. Serão vendidas dez fábricas, quatro abatedouros, 12 granjas, quatro fábricas de ração e oito centros de distribuição. O presidente da BRF, José Antonio Fay, afirmou que o conjunto de restrições impostas para aprovar a fusão terá um impacto de cerca de R$ 3 bilhões no faturamento anual da companhia. (da Folhapres)

O QUE PREVÊ O ACORDO

Suspensão da marca Perdigão em alguns mercados de produtos por três anos. Eis os itens que sairão do mercado: presunto suíno cozido, apresuntado, afiambrado, kit festa suíno (lombo suíno temperado e congelado, paleta suína defumada, pernil com e sem osso temperado, presunto tender, tender suíno), linguiça curada e paio

Produtos da Perdigão suspensos por quatro anos: salame.

Suspensos por cinco anos: lasanhas, pizzas congeladas, quibes, almôndegas e frios saudáveis

Suspensão da marca Batavo por quatro anos: Todos os produtos em que a marca Perdigão foi suspensa, além de salsicha, margarina, peru in natura, mortadela, kit festa aves, hambúrguer e empanados.

Venda de um pacote de ativos para um mesmo concorrente.
A BRF terá que vender as marcas Rezende, Wilson, Texas, Tekitos, Patitas, Escolha Saudável, Light Ellegant, Fiesta, Freski, Confiança, Doriana e Delicata.

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