sábado, 23 de julho de 2011

Juazeiro recebe homenagens pelos 100 anos

Clique para Ampliar
Padre Cícero, importante figura para o desenvolvimento e crescimento de Juazeiro do Norte, não deixou de ser lembrado durante as comemorações na manhã de ontem FOTOS: EDUARDO QUEIROZ
Juazeiro do Norte Um desfile cívico com a história deste Município foi às ruas da cidade na manhã de ontem. A festa do dia dos 100 anos contou com o hasteamento das bandeiras pelas autoridades, logo cedo, na Praça José Geraldo Cruz. Há cerca de dois anos que foram iniciadas as comemorações com vários eventos na cidade.
A Semana do Centenário começou no último dia 17, aberta pelo padre Reginaldo Manzotti, num show para cerca de 50 mil pessoas. Um palanque foi montado de frente a Praça Padre Cícero, na Rua São Pedro. As escolas da cidade, integrantes da Polícia Militar, Tiro de Guerra, Ronda do Quarteirão, projetos desenvolvidos pela administração, grupos de artes marciais e integrantes de outras instituições passaram pelas ruas para prestar a homenagem a cidade centenária.

A programação, durante o dia de ontem, continuou com a entrega de comendas e homenagem, no Memorial Padre Cícero, o pronunciamento do Prefeito Municipal, Manoel Santana, ao meio-dia. O gestor destacou a importância do momento histórico da cidade e dos investimentos que a cidade terá durante o próximo ano, em cerca de R$ 100 milhões, para projetos de moradia, saneamento e melhoria da infraestrutura.

No fim da tarde, no Ginásio Poliesportivo, foi realizado casamento coletivo, com 100 casais. A missa de ação de graças, voltada para o centenário aconteceu às 17 horas, na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Até o dia 23, continua acontecendo shows no Parque de Eventos Padre Cícero. No início da noite, no pátio do Memorial, houve o corte do bolo de 100 quilos e os parabéns para Juazeiro do Norte.

Reinauguração
No dia 21, houve a reinauguração da estátua do Padre Cícero, no Horto, depois de quase 42 anos de construída. A reforma externa contou com pintura e retoques, e continuará na parte interna.

Na manhã deste sábado será inaugurado o busto do médico baiano, Floro Bartolomeu, que se instalou em Juazeiro do Norte e foi um dos grandes partícipes do processo de independência da cidade e político local de projeção, com grande influência na vida da cidade e do Padre Cícero Romão Batista.

Lançamento
Dentro das festividades do centenário de Juazeiro do Norte, os Correios realizaram o lançamento de um selo personalizado e um carimbo alusivos à data. O lançamento filatélico - que contou com a participação do novo diretor regional dos Correios no Ceará, Haroldo Aragão - fez parte da Sessão Magna comemorativa dos 100 anos do Município.

O lançamento foi realizado na noite de ontem, na Fundação Memorial Padre Cícero. As peças filatélicas sobre o centenário de Juazeiro do Norte passaram a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, na cidade de Brasília.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria
Praça do Cinquentenário, bairro Socorro. Telefone: (88) 3511.4040

EDUCAÇÃO E SAÚDEServidores fazem manifestação
Durante o evento, houve um princípio de tumulto. Mais de 300 professores e profissionais da saúde queriam também passar pela Rua São Pedro, onde acontecia o desfile, e um cordão com agentes da Guarda Municipal se colocou à frente dos manifestantes, para evitar confronto.

O grupo com os manifestantes também decidiu sair da Prefeitura e seguir por toda a rua. Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Mazé Sales, a ideia era fazer um movimento pacífico, e passar de frente ao palanque, com o protesto dos professores, que reivindicam melhorias com o Plano de Cargos e Carreiras (PCC), e os profissionais da saúde, com a questão da insalubridade. Os próprios servidores batizaram o movimento, desencadeado há mais de 40 dias, de "greve do centenário". Alguns funcionários da Prefeitura tentaram impedir que os manifestantes descessem a rua.

A secretária de Educação do Município, Sônia Luz, disse que em nenhum momento quis impedir a passagem dos grevistas, mas solicitou que eles deixassem primeiro as escolas realizarem os desfiles. Ela afirma que vem tentando negociar com os grevistas e que a Prefeitura vem pagando o piso.

Fique por dentro História
A cidade de Juazeiro do Norte foi emancipada no dia 22 de julho de 2011. O Padre Cícero foi o primeiro prefeito, chegando a assumir o cargo em 4 de outubro, do mesmo ano da fundação da cidade. O Município é, atualmente, um dos maiores centros de peregrinação da América Latina, graças a figura do Padre Cícero. São cerca de 250 mil habitantes, mas a população flutuante dos visitantes e fiéis do sacerdote, que todos os dias se encontram na cidade, para visitar os principais centros de peregrinação. Por ano, são realizadas três grandes romaria, nos meses de fevereiro, com a Romaria de Nossa Senhora das Candeias; no mês de setembro, com a Romaria de Nossa Senhora das Dores; e durante o mês de novembro, com a Romaria de Finados.

Elizângela SantosRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário