domingo, 26 de junho de 2011

´TRIO DE FERRO´ DE VOLTA

Clique para Ampliar
O Ceará conta com a volta dos três volantes que deram a fama de solidez à defesa alvinegra. Hoje, às 16h, no PV, João Marcos, Heleno e Michel prometem não dar sossego aos meias e aos atacantes do Palmeiras

Nada como uma velha fórmula que deu certo para voltar a vencer dentro de casa. Precisando derrotar o Palmeiras, hoje às 16 horas, no Presidente Vargas, para não permanecer na zona de rebaixamento da Série A, o técnico Vágner Mancini se rendeu à formação na qual o Vovô conquistou seus melhores resultados nos últimos anos.
Mancini reforçou a marcação, com três volantes, Michel, João Marcos e Heleno, este último também atuando como terceiro zagueiro, ganhando a posição de Eusébio, com poder de marcação menor.
Indagado sobre a tendência de deixar o time defensivo ao mesmo tempo em que precisa da vitória, o técnico afirmou que não é isso que ele espera. "Mesmo que essa configuração indique isso, já que são três jogadores que tem a marcação como ponto forte e dedicados a isso, não é essa a minha intenção. Eles possibilitarão que os laterais joguem adiantados e o Thiago Humberto tenha mais liberdade para chegar à frente e buscar o gol. Quero o time atacando, afinal, precisamos da vitória", observou, indicando como a equipe deve atuar taticamente.

Conhecimento
O que facilita a utilização da formação consagrada pelos técnicos anteriores, PC Gusmão e Dimas Filgueiras é a familiaridade dos titulares com o esquema adotado para o jogo de hoje.
Apenas três não estavam no time no ano passado: o goleiro Fernando Henrique, o meia Thiago Humberto e o atacante Osvaldo, contratados neste ano. Os outros oito jogadores são remanescentes de 2010, muitas vezes atuando juntos e acostumados a jogar nessa configuração tática: os zagueiros Fabrício e Diego Sacoman, os alas Boiadeiro e Vicente, os volantes Michel, João Marcos e Heleno, e o centroavante Washington.
O volante João Marcos comemorou o retorno de Fabrício, Boiadeiro e Michel, que se recuperaram de lesão (após vários dias parados) e de Heleno, que recuperou a condição de titular.
"A volta desses jogadores ajuda porque já há um entrosamento que vem desde o ano passado. O retorno de jogadores como Boiadeiro, Fabrício e Michel faz com que o time reviva aquela espinha dorsal forte que pode nos fazer vencer o Palmeiras", lembrou.

Preocupação
E para superar o Verdão, integrante do G-4, O técnico Vágner Mancini espera evitar a principal jogada do adversário: A bola parada. Para isso, Mancini treinou defensivamente este tipo de jogadas nos treinamentos.
Além da força nesse tipo de jogada, Mancini exige atenção nas cobranças de falta do volante Marcos Assunção, considerado por ele como o melhor batedor de faltas do País. "As faltas cobradas por ele sem dúvida são um fator de desequilíbrio. Estamos cientes e atentos a isso. Pedi a meu time para evitar fazer faltas, mas sei que será difícil em um jogo pegado, como este, pela característica dos dois times", analisou. O volante Heleno lembrou que o Ceará tentará não dar armas para o adversário e buscará atacar sempre. "Ele pediu mesmo para evitarmos faltas próximas da área, porque o Palmeiras tem um batedor excelente. Mas não nos limitaremos a isso. O Ceará tem que jogar, atacar. Ele não abre mão de colocarmos a bola no chão e jogar", avisou o novo titular do Vovô.

500 VITÓRIAS

Palmeiras busca marca histórica
Perfeito como mandante em três apresentações, o Palmeiras apela a alguns ajustes para vencer a primeira fora de casa no Campeonato Brasileiro. Aliás, se derrotar o Ceará neste domingo, no estádio Presidente Vargas, a equipe paulista chega a uma marca respeitável: 500 triunfos em torneios nacionais.

Octacampeão, o Palmeiras começou a trajetória de 499 vitórias no fim dos anos 50: foram 12 na Taça Brasil (1959 a 1967), 41 no Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 a 1970) e 446 no Campeonato Brasileiro desde 1971.

A partida na Capital cearense também é a chance do Palmeiras consolidar a fama de time que consegue marcar gols. Na rodada anterior do Brasileirão, o Verdão encantou ao aplicar 5 a 0 no Avaí, no do Canindé.

Mistério
O esquema de jogo do Palmeiras para segurar a aguardada pressão do Ceará nos minutos iniciais ainda não está definido. Durante a preparação na Academia de Futebol, Felipão testou o time com três volantes e três atacantes. Portanto, Chico, João Vitor e Adriano brigam pela vaga do suspenso Luan.

Na visão da comissão técnica, a missão de hoje é cercada de dificuldades. Na semana passada, o São Paulo conseguiu uma vitória sobre o Vovô no Presidente Vargas, mas o próprio Felipão observou que o placar não refletiu o que ocorreu em campo, pois o goleiro Rogério Ceni teve grande atuação. "Precisamos entrar concentrados, a gente vai ter muito trabalho", diz o zagueiro Leandro Amaro.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário