O deputado federal Romário (PSB-RJ) assistiu atento à apresentação feita para a bancada do Partido Socialista pelo deputado Ariosto Holanda (PSB) do projeto “Capacitação Tecnológica e Geração de Trabalho”, do qual é relator no Conselho de Altos Estudos. “A qualificação profissional e a geração de trabalho são, atualmente, os principais desafios para a promoção da cidadania de milhões de brasileiros. A verdadeira cidadania só será alcançada quando pudermos garantir a todos educação e trabalho”, disse o deputado cearense.
Conhecedor do projeto, o craque de futebol condicionou a sua candidatura pelo PSB à construção de um Centro Vocacional Tecnológico na Vila da Penha, o bairro do Rio de Janeiro onde nasceu e tem um trabalho social. O secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso, também deputado federal, atendeu à solicitação do “Baixinho”.
“Os CVTs são escolas técnicas-profissionalizantes modernas, que oferecem cursos de acordo com a vocação econômica da região beneficiada. Ou seja, o CVT contribui para a disseminação de conhecimento tecnológico, visando à inserção no mercado de trabalho. A estrutura básica de um CVT inclui biblioteca, sala de reuniões, laboratório de ciências e sala de videoconferência, entre outros equipamentos”, afirmou Romário.
De acordo com o portal Política Real, com este estudo, o deputado Ariosto diz que pretende apontar uma política de resgate da cidadania dos excluídos, “a partir de ações nas áreas da educação, ciência e tecnologia que tenham como base o ensino profissional, a extensão tecnológica e a informação”. Segundo o deputado, as regiões de baixo IHD (Índice de desenvolvimento Humano) desconhecem ações da Ciência e Tecnologia voltadas para a inovação tecnológica ou para novos conhecimentos.
Nesse sentido, o deputado cita como exemplos experiências como a implantação, no Ceará, dos Centros de Ensino Tecnológicos (Centec), os Centro Vocacionais Tecnológicos (CVT), os Núcleos de Informações Tecnológicas (NIT) e os Centros de Inclusão Digital (CID), o Centro de Educação a Distância, “que interligados com o Cinturão Digital formam
as infovias do desenvolvimento”.
as infovias do desenvolvimento”.
Por Eliomar de Lima

Nenhum comentário:
Postar um comentário