sábado, 4 de junho de 2011

Holandês made in CE

Marcos Van Basten, de 12 anos, joga no sub-13 do Ferroviário. O garoto é promessa para o futuro coral, avalia o clube (RAFAEL CAVALCANTE)
Marcos Van Basten, de 12 anos, joga no sub-13 do Ferroviário. O garoto é promessa para o futuro coral, avalia o clube (RAFAEL CAVALCANTE)
 Marcos Van Basten. Nome de craque holandês. E foi para homenagear o atacante que o vigilante Francisco Cláudio resolveu dar o nome ao filho. Marcos Van Basten da Silva Faustino, de 12 anos, é jogador da base do Ferroviário. E, por coincidência, também atacante. “Ele chegou no ano passado à nossa escolinha. Este ano já foi federado e está jogando pelo sub-13”, destacou o treinador Roberto Cearense.
A ideia de homenagear o craque holandês surgiu porque Francisco Cláudio é fã de futebol. “Sou torcedor doente do Flamengo e do Ceará, mas também acompanho jogos internacionais. Achei o nome bonito e resolvi batizar o meu filho mais novo de Marcos Van Basten”, disse o vigilante. O pai é só admiração ao bom futebol do filho. “Por onde passa, ele é elogiado, joga bem”, reforçou.
A equipe de Van Basten treina pelo menos duas vezes por semana. Uma na Vila Olímpica Elzir Cabral e outra no campo do Sesi, também na Barra do Ceará. Marcos Van Basten se esforça para não faltar aos coletivos. Questionado se é bom de bola, ele já exibe o currículo.
“No Campeonato das Férias fui o artilheiro e marquei 10 gols”, conta o menino. Sobre o holandês, o homônimo cearense disse só ter visto uma vez pela TV, como técnico da Holanda em 2008. “Nunca o vi jogando”.
Van Basten segue o caminho trilhado por muitos craques revelados pelo Ferroviário. Chegou primeiro à escolinha, passa agora nas categorias de base e sonha em ir longe na carreira. O diretor das categorias de base do clube, César Bastos, vê futuro no garoto. “É um talento em formação”.
Em sua casa, no Quintino Cunha, Van Basten reina como jogador de futebol. Não há concorrência. Os dois irmãos mais velhos, de 17 e 18 anos, não se interessaram pelo esporte. Mas um deles mantém relação com o futebol, mesmo sem querer. E também pelo nome. Francisco Cláudio decidiu homenagear outro craque internacional: o argentino Cláudio Caniggia. O irmão do meio recebeu o nome no registro civil como Cláudio Caniggia da Silva Faustino. O mais velho escapou das honrarias futebolísticas. Chama-se Felipe Iuri.  
CRAQUE HOLANDÊS
Marco Van Basten, escrito sem o “s”, de 46 anos, foi um dos maiores atacantes do futebol mundial nos anos 80 e 90.
IRMÃO “ARGENTINO”
Marcos Van Basten, o cearense, tem um irmão com nome de jogador: Cláudio Caniggia, homenagem ao ex-atacante argentino. 
Série do Ensino Fundamental cursa
Marcos Van Basten, no Colégio Júlia Fialho. O garoto tem 12 anos e joga no sub-13 coral.
Rogério Gomes
rogeriogomes@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário