sexta-feira, 27 de maio de 2011

Professora alia-se à greve


Amanda virou referência da luta por educação de qualidade (MAURI MELO)
Amanda virou referência da luta por educação de qualidade (MAURI MELO)

Depois de sua imagem espalhar-se pelas redes sociais e repercutir até na televisão em horário nobre, a professora potiguar Amanda Gurgel aporta em Fortaleza e empresta seu repentino cartaz aos militantes da Educação do Município, em greve há exato um mês.
Ela esteve ontem na Câmara Municipal, em manifestação da categoria, e concedeu entrevista exclusiva ao O POVO na Rádio O POVO/CBN. A meta, segundo ela, é aproveitar o momento de notoriedade em todo o país para puxar os olhares às greves em vários estados brasileiros e articular uma paralisação nacional.
Amanda virou “fenômeno” da internet depois de fazer intervenção em audiência pública sobre educação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, no início deste mês. Com fala contundente sobre as más condições de trabalho dos professores daquele estado e de todo o Brasil, a servidora pública conseguiu desconstruir parte dos discursos de alguns líderes políticos que conduziam o evento.
O vídeo que exibe todo o constrangimento da situação foi disponibilizado no Youtube e a professora passou a ser tratada como referência da luta por educação de qualidade, figurando, inclusive, como um dos tópicos mais comentados no Twitter e como uma das principais atrações de programa na maior emissora de televisão brasileira no último domingo. E já que, no momento, Amanda se tornou figura pública das mais comentadas, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) resolveu convidá-la para participar da manifestação de ontem e agregar mais poder de ressonância às ações do movimento. Juntamente com os militantes cearenses, ela ocupou o plenário do Parlamento e fez pressão até que fosse derrubada a sessão. Mesmo sem nem conhecer anteriormente a dirigente do sindicato, Gardênia Baima. A categoria quer protelar a votação do projeto de lei de revisão salarial enviado pela Prefeitura de Fortaleza na última quinta-feira, 19.
Partidarismo
Filiada ao PSTU há sete meses e tendo disputado por duas vezes a direção do sindicato dos professores natalense, Amanda garante que o intuito é a mobilização da categoria de forma suprapartidária. “Mas as pessoas colocam como se eu tivesse a intenção de candidatura. Não estou nem sequer utilizando o nome do partido”, disse.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Nascida na Bahia e criada no Rio Grande do Norte pelos tios, Amanda Gurgel é bacharel em Letras e especialista em Educação de Jovens e Adultos. Está no serviço público desde 2005 e antes atuou em escolas particulares e projetos sociais.

O QUE ELA PENSA SOBRE:

Greve
Amanda hoje já estaria novamente em Natal, para ato público da greve de servidores estaduais, dos quais ela não faz parte, mas considera como sua base: “Acredito que a greve ainda é o instrumento mais importante da luta dos trabalhadores. Existem registros históricos dos êxitos dos trabalhadores”.
Luizianne Lins
No único dia em que permaneceu em Fortaleza, Amanda aproveitou para mandar recado para a prefeita de Fortaleza: “Peço que ela reveja sua posição. Ela, que já foi uma das grandes defensoras da greve e hoje toma uma atitude dessa, de passar por cima da direção do sindicato e votar em regime de urgência o seu projeto”.
Popularidade
“Essa superexposição vai passar e não vão mais nem falar no meu nome. O principal aspecto positivo é o ânimo que as pessoas ganham através dessas redes. Não é a rede social que vai transformar, mas a pessoa se senti instigada a ir para as ruas”.
Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário