segunda-feira, 30 de maio de 2011

Em promessa à bancada, ministro diz vir ao Ceará


Clique para Ampliar
Eunício oliveira, senador cearense, pede que o gestor federal não
 venha ao Estado "fazer política" FOTO: GEORGIA SANTIAGO

Quase um mês após o encontro da bancada federal do Ceará com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para tratar dos problemas de conservação das estradas federais que cortam o Estado, o grupo ainda não obteve uma resposta oficial sobre todas as promessas do gestor. Por conta disso, de maneira individual, alguns parlamentares têm procurado Alfredo para tratarem do tema, inclusive o líder do grupo, deputado federal Arnon Bezerra (PTB).
Ao coordenador da bancada, assim como a outros parlamentares cearenses, Alfredo Nascimento prometeu que, no próximo dia 9 de junho, vem ao Ceará assinar ordens de serviços relacionadas a obras nas rodovias federais que cortam o estado. "Ele (Alfredo Nascimento) me disse, pessoalmente, que no dia 9 de junho vem ao Ceará assinar ordens de serviço para a recuperação das BRs. De lá para cá, eu não tive mais contato com ele", ressaltou Arnon Bezerra. O líder da bancada federal cearense ainda afirmou que, caso o ministro não cumpra a promessa de estar no Ceará no dia 9 de junho, os parlamentares farão cobranças de diversas maneiras, inclusive nas tribunas das casas legislativas. Contudo, Arnon Bezerra admitiu que, em relação ao compromisso de transferir as licitações para Brasília, ainda não teve respostas. Porém revelou que, segundo promessas de Alfredo Nascimento, o Ceará não enfrentará "filas" para realização de obras nas BRs.
Cobranças
A deputada federal Gorete Pereira (PR) também foi uma das integrantes da bancada que esteve com o ministro, na semana passada. A parlamentar explica que o fato de ela fazer parte do mesmo partido político que Alfredo Nascimento, as cobranças relacionadas aos compromissos assumidos pelo Ministério têm sido mais intensas sobre ela.
Por conta disso, na quarta-feira da semana passada, Gorete Pereira esteve no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, e também se reuniu com o ministro dos Transportes. "Como o ministro é politicamente ligado a mim, eu estou sendo muito cobrada. Por isso eu resolvi procurar o Dnit. E o ministro também me telefonou marcando um encontro para falarmos do assunto", revelou a deputada que esteve com Alfredo Nascimento na quarta-feira também.
Quando se reuniu com membros da bancada federal do Ceará, no dia 4 de maio, Alfredo Nascimento prometeu iniciar, imediatamente, obras na BR-222, assim como transferir as responsabilidades das licitações relacionadas às estadas federais que passam pelo estado, concentradas no Dnit-CE, para a sede do órgão em Brasília.
Durante entrevista, Gorete Pereira avisou que o ministro também prometeu a ela estar no Ceará, no dia 9, assinando ordens de serviço. Ela garantiu que Alfredo Nascimento quer, inclusive, percorrer trechos da BR-222. Os problemas nessa rodovia geraram polêmica já que, após inúmeras críticas ao ministro dos Transportes e ao Dnit, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), protagonizou um Rally em protesto à má conservação da estrada.
Tapa-buracos
Segundo informações da deputada federal, uma "operação tapa-buracos" já foi iniciada na BR-222, porém, a estrada precisa ser novamente refeita, o que obriga a realização de uma licitação. Na primeira concorrência, empresas vencedoras desistiram por não conseguirem cumprir os preços apresentados e, por isso, será realizada nova licitação para dar início a muitas obras nas estradas federais que cortam o Ceará. As mesmas informações sobre as estradas foram concedidas ao deputado federal Danilo Forte (PMDB), que, durante entrevista ao Diário do Nordeste, também assegurou ter sido informado, de maneira individual, pelo ministro dos Transportes, sobre a vinda do gestor ao Ceará, no próximo mês.
Senadores
Entre os três senadores cearenses, Eunício Oliveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB), estiveram com os deputados no encontro com o ministro dos Transportes no início deste mês, porém, os dois parlamentares admitiram não terem recebido comunicação oficial sobre o cumprimento de todas as promessas por parte do Ministério.
Eunício reconheceu que recebeu informações, por telefone, sobre a vinda de Alfredo Nascimento ao Ceará, mas, durante entrevista, o peemedebista declarou: "Espero que ele vá ao Ceará fazer o que tem que fazer e não vá fazer política, porque política somos nós quem temos que fazer", declarou o senador.
Já o senador Inácio Arruda (PCdoB) afirmou que está tratando do assunto diretamente com o Dnit de Brasília, porque, conforme o parlamentar, a responsabilidade sobre as obras é do órgão. "Porque, na verdade, após a reunião com o ministro dos Transportes, a responsabilidade é do Dnit e, agora, a referência nossa tem que ser com o Dnit", explicou senador cearense, durante entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário