quinta-feira, 26 de maio de 2011

Educação: Ministro destaca o Ceará como referência nacional

O quarto ciclo de avaliação da alfabetização do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), referente ao ano de 2010, teve os resultados apresentados nesta quarta-feira (25) no Centro Administrativo Cambeba, com a participação do governador Cid Gomes; da secretária da Educação, Izolda Cela, e do ministro da Educação, Fernando Haddad. Durante a solenidade, o ministro citou o Ceará como referência nacional no desenvolvimento educacional. “Acompanho o Paic há algum tempo e o Ceará serve de exemplo para o País por implantar e superar os desafios com a utilização de recursos e  com muito mais uso de vontade. O Ceará é exemplo na educação básica, profissional e superior”, disse.
Para o governador Cid Gomes, o avanço da educação pelo Estado é o resultado de uma soma de esforços e fatores. “O Paic é um sucesso absoluto, por atingir a sua meta prioritária, que é a de alfabetizar as crianças. Ao assumir o governo, senti a necessidade de realizar esse projeto e vi a importância de envolver diversos agentes. Sei da boa vontade das secretarias, prefeituras e professores em fazer cumprir as metas a que o programa se propõe. Graças a cada um o Ceará está na linha para ser um dos estados com melhor desempenho do País", comentou.
O ciclo de avaliação 2010 mostra o avanço do índice de alfabetização dos alunos matriculados na rede pública estadual até os sete anos de idade, onde 95,5% dos municípios estão com média satisfatória. Um comparativo entre os resultados obtidos mostra uma média de 162,6 pontos em 2010 contra 142,5 em 2009. O sucesso do programa foi tamanho que motivou o Governo do Estado a ampliar o seu alcance.
A secretária Izolda, acompanhada da presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, da presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), Célia Costa Lima, do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME), Elício Cavalcante, da presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação do Estado, Diva Medeiros do Carmo, e da coordenadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Márcia Diógenes, lançou o Paic Mais, visando estender as ações hoje destinadas aos 1º e 2º anos do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.
Como forma de reconhecimento e incentivo às escolas com melhores índices de alfabetização, foram premiadas 150 unidades públicas, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa). A premiação foi entregue pelas mãos da secretária Izolda Cela e do ministro Fernando Haddad. Participaram da solenidade os deputados Roberto Cláudio, presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Nenem Coelho, Wellington Landim, Professor Teodoro, Júlio César Filho, o presidente do Conselho Estadual de Educação e demais autoridades.


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 3466.4898)

Nenhum comentário:

Postar um comentário