quinta-feira, 28 de abril de 2011

Rui Falcão será indicado amanhã como novo presidente do PT

O deputado estadual Rui Falcão foi escolhido pelas correntes majoritárias do PT para se tornar o novo presidente do partido. Em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, em Brasília, representantes dos grupos Construindo um Novo Brasil (CNB), PT de Lutas e de Massa e Novos Rumos, que juntas detêm 56% dos votos do diretório nacional petista, decidiram indicar o deputado para presidir a sigla até 2013, quando se encerraria o mandato do atual presidente José Eduardo Dutra.

Foto: AE    Rui Falcão já ocupa interinamente o cargo
Primeiro vice-presidente do partido, Falcão ocupa interinamente a presidência do PT desde que Dutra se licenciou do cargo para tratamento de saúde no dia 22 de março.
O nome do deputado paulista ganhou força depois de uma reunião realizada na noite de quarta-feira, na qual o líder do partido no Senado, Humberto Costa (PT-PE), até então tido como favorito, disse que só aceitaria deixar a função para assumir a presidência do PT caso não houvesse outra possibilidade.
O aval de Lula, que foi consultado por telefone, derrubou as últimas resistências contra o nome de Falcão. O deputado paulista pertence à corrente minoritária Novos Rumos.
Pelo critério da proporcionalidade adotado na divisão de cargos no PT, a presidência deveria ficar com a CNB, que é majoritária no partido. Além disso, Falcão foi acusado de entregar um esquema de fabricação de dossiês contra adversários na campanha de Dilma Rousseff à Presidência, no ano passado.
“Rui Falcão não pertence à CNB mas foi um dos artífices da chapa que ganhou as eleições diretas em 2009”, disse o coordenador da CNB, Francisco Rocha. “Se fosse algum tempo atrás, até poderíamos bater o pé para indicar o presidente, mas hoje em dia temos maturidade suficiente para tomar essa decisão”, concluiu.
Segundo fontes petistas, Dilma também ficou contente com a definição rápida do sucessor de Dutra. Ela temia que a demora na definição pudesse causar instabilidades ao governo.
A escolha do novo presidente ainda precisa ser sacramentada pelo diretório nacional do partido, que se reúne entre sexta-feira e sábado. Das correntes majoritárias, a única que se opôs à indicação de Falcão foi a Mensagem ao Partido, que prefere um processo de escolha menos acelerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário