Praia do Cumbuco, em Caucaia: município recebeu 4 estrelas (CARLOS CAVALCANTE) |
Samaisa dos Anjos
samaisa@opovo.com.br
samaisa@opovo.com.br
Encontrar uma praia limpa, preservada e que respeite os banhistas e frequentadores pode deixar de ser um sonho distante. Segundo a certificação do programa Praia Limpa 2011/2012, quatro municípios cearenses estão caminhando para que suas praias cheguem a esse cenário: Caucaia, Beberibe, Itarema e Paraipaba.
O programa Praia Limpa, que certifica aquelas cidades que trabalham para manter a faixa costeira dentro das regras ambientais, é coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), que também premia os municípios com o Selo Verde. Para essa edição do programa se inscreveram 14 municípios, dos 20 que possuem orla marítima no Ceará.
E um pré-requisito de participação é a adesão ao Programa Orla, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e coordenado no Ceará pelo Conpam. O programa busca a aplicação do disciplinamento do uso e ocupação da orla marítima e tem alcance nacional.
Para receberem as estrelas de certificação, as prefeituras dos municípios participantes responderam questionários relativos à conservação dos ecossistemas locais, a segurança alimentar no que diz respeito às atividades das barracas e ambulantes, a situação dos esgotos e lixos, a segurança dos banhistas e o controle de rodagem de veículos.
Após a análise dos questionários, existe a visita aos municípios finalistas para a verificação das informações fornecidas. Dos 14 inscritos, 10 foram eliminados na primeira fase. Após a visita “in loco”, Caucaia foi certificado com 4 estrelas e Beberibe, Itarema e Paraipaba com 3 estrelas cada.
Assim como ocorre no Selo Verde, em que a categoria A ficou vazia, no Praia Limpa as 5 estrelas não foram dadas a ninguém. Para o secretário do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, João Pessoa, o maior problema enfrentado em todo o litoral é a questão do saneamento, que é deficitário. Segundo ele, o município fiscaliza e notifica restaurantes e residências e a expectativa é que em 2 anos o problema esteja sanado.
Como o município também teve o melhor Índice de Sustentabilidade Ambiental no programa Selo Verde, as ações continuadas de limpeza periódica, educação ambiental nas escolas e fiscalização da presença de veículos nas praias e também objetiva levar o município aos postos máximos em ambos as certificações. Para a coordenadora de Políticas Ambientais do Conpam, Maria Dias, transformar a faixa de praia em um local atrativo para o turista, mas baseada na sustentabilidade ambiental é o objetivo principal do programa.
Onde
ENTENDA A NOTÍCIA
O único município a receber 4 estrelas foi Caucaia, onde estão localizadas praias como a do Cumbuco, o Icaraí, Pacheco, Tabuba e Iparana. Critérios como a circulação de veículos em dunas e faixa de praia contam no programa.
SAIBA MAIS
Municípios participantes do Praia Limpa
Foram 14 cidades inscritas para o programa Praia Limpa 2011/2012, dos quais 4 foram certificados: Caucaia com 4 estrelas, Beberibe, Itarema e Paraipaba com 3 estrelas.
Inscritos
Os outros participantes foram: Acaraú, Aracati, Aquiraz, Barroquinha, Camocim, Cascavel, Icapuí, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Trairi. Além disso, Os municípios que concorreram no programa Praia Limpa responderam, ainda, a questões a respeito da segurança alimentar das barracas e vendedores ambulantes, condições de esgotos e lixos, conservação de ecossistemas locais, segurança dos banhistas e controle de rodagem de veículos nas praias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário