sábado, 2 de abril de 2011

MUSICA: Família reunida

Renato Teixeira faz show ao lado dos filhos
Mais do que um show, uma reunião de família. Assim promete ser a apresentação de Renato Teixeira hoje à noite em Fortaleza, no projeto Projeto BNB Clube de Cultura do mês de abril. O cantor e compositor sobe ao palco acompanhado dos filhos e músicos João Lavraz (baixo) e Chico Teixeira (voz e violão de doze cordas).
A apresentação acontece às 21 horas, na sede do clube. No repertório, versões acústicas e novas roupagens de antigos sucessos de Teixeira, como "Amanheceu, peguei a viola", "Amora", "Tocando em Frente", "Romaria", "Cuitelinho".
O artista não esconde a satisfação de compartilhar o palco com a família. "É uma delícia. Fazemos cerca de 100 shows por ano, sempre na estrada. Poder ter meus filhos nessas situações é otimo. É especial, porque cada um tem seus projetos individuais", comemora Teixeira.
Renato Teixeira já rodou o Brasil com outras duas apresentações: uma acompanhada de sua banda, na qual mescla os grandes sucessos de sua carreira com hits da música folk e caipira nacional, e outra acompanhada por seu grande amigo Sérgio Reis. O show com os filhos, porém difere-se por ser bem mais intimista, com versões delicadas e espaço para inprovisação.
Quem abre o show é o cantor, cordelista, compositor e historiador cearense Herbsten Sousa Silva, mais conhecido como Rozamato. Sua música é oriunda das tradições populares. "Meu compromisso é mostrar a riqueza cultural de nosso País e, principalmente, a cultura e o folclore do nosso Estado", afirma.

Trajétória
Nascido em Santos (SP), Renato Teixeira é um dos símbolos da música caipira no Brasil. Mudou-se para a capital paulista no final dos anos sessenta. Graças a uma fita com algumas de suas canções, que foi parar nas mãos do jornalista e produtor Walter Silva, ele participou do Festival da Record de 1967. "Minha música era ´Dadá Maria´ e foi defendida pela Gal Costa (também em começo de carreira) e pelo Silvio César. Mas, no disco do festival, quem canta com Gal sou eu. Foi minha primeira gravação", escreve na biografia disponibilizada em seu site.
Um dos momentos mais marcantes da trajetória do artista foi quando Elis Regina gravou sua composição mais famosa, "Romaria". A versão da Pimentinha fez enorme sucesso, alavancando a carreira de Teixeira e inserindo a música do interior paulista no mercado fonográfico.
Outro acontecimento fundamental foi a parceria com o cantor e compositor Almir Sater. Juntos, foram responsáveis por sucessos como "Um Violeiro Toca" e "Tocando Em Frente". Vale mencionar ainda o trabalho de Teixeira com a dupla Pena Branca e Xavantinho e com o cantor Sérgio Reis, de quem é amigo desde os anos 60. Os dois gravaram o CD Amizade Sincera (2010), com o qual rodaram por várias cidades do País.

MAIS INFORMAÇÕES
Show com Renato Teixeira. Às 21 horas, no BNB Clube (Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota). Ingresso: R$ 36 (inteira). Contato: (85) 4006.7200

ADRIANA MARTINSREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário