sábado, 30 de abril de 2011

Doente, Dutra sai do cargo e Falcão é o novo presidente do PT

José Eduardo Dutra (mãos no rosto) e Rui Falcão: processo sucessório sob clima de emoção no PT (Foto: ANDRE DUSEK/AE
)
José Eduardo Dutra (mãos no rosto) e Rui Falcão: processo sucessório sob clima de emoção no PT (Foto: ANDRE DUSEK/AE )
 O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores elegeu na tarde de ontem o deputado estadual Rui Falcão (SP) para a presidência do partido até 2013. Ele já ocupava o cargo interinamente desde 22 de março, quando o agora ex-presidente José Eduardo Dutra solicitou licença médica.
Dutra renunciou no fim da manhã de ontem em um discurso emocionado durante a reunião do diretório. Aos prantos, ele leu o laudo médico e disse que sua epilepsia afeta o humor ao ponto de ter passado dois dias e meio trancado num quarto. “Para cumprir seu papel, o PT não pode estar fragilizado nem dividido”, afirmou.
Dutra foi aplaudido por cerca de minuto pelos petistas. Ele continuará como membro do Diretório Nacional. A eleição de Rui Falcão foi por aclamação, inclusive por membros da chapa adversária de Dutra na última eleição. Sucessão
No meio da semana, ao serem informados sobre a eminente renúncia de Dutra, membros da cúpula do PT chegaram a cogitar o nome do senador Humberto Costa (PT-PE) para a sucessão petista. No entanto, havia dúvidas sobre a data da eleição, já que o congresso nacional do partido só aconteceria em setembro.
Parte dos petistas defendia a tese de que Dutra, em vez de renunciar, prorrogasse sua licença para que Falcão ocupasse o cargo interinamente pelos próximos quatro meses.
Quando Humberto Costa afirmou que não disputaria ao cargo, o nome de Rui Falcão se firmou para a sucessão. A opção por elegê-lo ainda hoje foi uma forma de evitar a instabilidade política dentro da legenda.
 
Sem Dirceu
Rui Falcão negou qualquer ajuda do ex-ministro José Dirceu na sua escolha para o cargo. Ele disse ainda que a presidente Dilma Rousseff também não se opôs a sua indicação. 
“As críticas são comuns, mas elas não são verdadeiras no caso. Primeiro porque não há incompatibilidade com a presidente Dilma. Temos amizade profunda por ela e até já militamos juntos no passado. O companheiro José Dirceu em nenhum momento interferiu no processo eleitoral”, afirmou Falcão.
Rui Falcão disse que sua gestão tentará unificar o PT. “A minha primeira missão é garantir a unidade do PT e cumprir as tarefas preparatórias para as eleições de 2012 e a realização da reforma política eleitoral”, afirmou. (das agências)

Quem
ENTENDA A NOTÍCIA
José Eduardo Dutra era, no PT, um dos nomes mais próximos a Dilma Rousseff. Por isso, inclusive, é que havia expectativa de aproveitamento dele em cargo estratégico no governo. O quadro de saúde, porém, atrapalhou os planos.

SAIBA MAIS

Ao anunciar sua renúncia à presidência do PT por motivos de saúde, José Eduardo Dutra revelou que sofre de epilepsia com crises de ausência da realidade. O petista relatou ter alternado momentos de sonho e realidade, como um episódio em que ficou por dois dias e meio em um apartamento do Rio de Janeiro e pensava ter participado de um debate político em Minas Gerais. Dutra disse que sofre de um tipo de epilepsia conhecido como “foco irritativo cerebral idiopático”, que não provoca crises convulsivas. “Por incrível que pareça, eu me lembro perfeitamente do debate: era sobre barulho de madrugada na Praça Cesária Alvim (em Minas). A Míriam Leitão estava criticando a prefeitura, administrada pelo PT, e eu defendendo a prefeitura no debate. Fui para o hospital, fiz vários exames. Quando fiz o eletro, constatou esse foco”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário