sexta-feira, 1 de abril de 2011

Amsterdã festeja 10 anos do primeiro casamento homossexual no mundo


O prefeito de Amsterdã foi o juiz de paz que casou dois homens nesta sexta-feira, como parte das comemorações organizadas para lembrar o décimo aniversário do primeiro matrimônio homossexual do mundo, celebrado em 1º de abril de 2011 na cidade holandesa.
"Na qualidade de funcionário da cidade de Amsterdã, eu vos declaro unidos pelos laços do matrimônio", declarou Eberhart van der Laan ao emocionado casal, composto por Jan van Breda e Thijs Timmermans, durante a cerimônia no Museu Histírico de Amsterdã.
Em seguida, Van der Laan casou duas mulheres, em cuja cerimônia a entrada da imprensa foi bloqueada.
Em 2001, a Holanda tornou-se o primeiro país do mundo a legalizar a união legal entre pessoas do mesmo sexo. O então prefeito, Job Cohen, oficiou a cerimônia de quatro casais no dia 1º de abril daquele ano.
"Eu não exercia a função nessa época, naturalmente, mas lembro-me que como holandês e como morador de Amsterdã eu me senti muito orgulhoso", contou Van der Laan à AFP.
Desde então, outros nove países seguiram seu exemplo: Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia e Argentina.
Entre 1º de abril de 2001 e 31 de dezembro de 2010, 14.913 casais homossexuais se casaram na Holanda, segundo o Instituto Central de Estatísticas holandês.
Segundo o COC, associação de defesa dos direitos dos homossexuais mais antiga do mundo, há aproximadamente um milhão de homossexuais na Holanda, que conta 16,7 milhões de habitantes.
"O matrimônio aberto foi nosso melhor produto de exportação até hoje", estimou o COC, em uma carta escrita na quinta-feira ao governo e ao parlamento holandeses.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário