segunda-feira, 28 de março de 2011

Caravana do Esporte chega a Cruz

Clique para Ampliar
Caravana do Esporte e da Música irá beneficiar crianças e adolescentes do Programa Ceará Cresce Brincando
FOTO: DIVULGAÇÃO
Fortaleza A partir de hoje, o Município de Cruz, a 246Km desta Capital, sedia o maior evento esportivo e cultural de sua história: as Caravanas do Esporte e da Música. A solenidade de abertura inicia às 20 horas, na Praça Afonso Fontes, com a participação da comunidade, autoridades locais e representantes das instituições realizadoras do evento: ESPN Brasil, Unicef, Instituto Esporte e Educação (IEE), de Ana Moser, Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury, e Instituto Stela Naspolini (ISN). Marcarão presença, também, os atletas Bruno Souza, considerado o terceiro melhor jogador de handebol do mundo; Fabiana dos Santos, do atletismo e levantamento de peso; Manoel Tobias, maior artilheiro da seleção brasileira de futsal; e a dupla de vôlei de praia pentacampeã mundial, Larissa e Juliana.
Até quinta-feira, 3 mil crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, e 250 professores da rede pública municipal e estadual de ensino participarão de atividades esportivas e artísticas desenvolvidas pelas Caravanas. Uma equipe, de cerca de 50 profissionais, educadores, atletas e músicos, se dividirá nas estações de judô, basquete, atletismo, ginástica, handebol, tênis, vôlei e futebol, montados na Vila Olímpica da cidade, além da oficina de jogos e da tenda especialmente montada para a Caravana da Música. Além de jogar, brincar e cantar, os participantes aprenderão a produzir instrumentos, com materiais recicláveis, e a criar suas próprias brincadeiras e jogos.
"As atividades de esporte serão realizadas em rodízio. Montamos as estações em forma de circuito, para que as crianças e adolescentes passem por todas as atividades", explicou a produtora da Caravana, Luciana Bellintani. "Ao mesmo tempo da ação social, temos a formação de 250 professores da rede municipal de ensino", complementa. A metodologia utilizada nas atividades será a do Esporte Educacional, já disseminada nacionalmente pelo IEE, e localmente pelo ISN, seguindo os princípios de participação de todos, educação integral, construção coletiva e respeito; diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.
A presidente do ISN, Vânia Dutra, secretária de Cultura de Horizonte, comemora a vinda do evento para o Ceará. "A vinda da Caravana é fruto de uma parceria com o IEE, há cerca de 3 anos, para a implantação dos núcleos de esporte e cidadania nos Municípios atendidos pelo Programa Ceará Cresce Brincando (CCB)". Além de Cruz, educadores de Assaré, Viçosa do Ceará, Hidrolândia, Itaiçaba, Tejuçuoca, Beberibe e Itarema também estão presentes, participantes do programa.
Para o educador físico, Edson Muniz, e coordenador do CCB em Cruz, realizar o evento na sua cidade será a concretização de um sonho. "Eu tinha muita vontade de participar e agora na minha cidade está acontecendo isso. É um trabalho que não tem tanta dificuldade, vem confirmar o que a gente defende, o esporte como direito", comemora. Ele não esconde a felicidade de receber os grandes nomes da área, e já mostra seu favoritismo: "o grande nome da educação física, João Batista Freire, confirmou presença. Se alguém não tinha ainda a decisão de trabalhar o esporte de forma diferenciada, agora vem gente de fora e com essa experiência para dizer que dá certo".
Em Cruz, o CBB implantou 15 Núcleos de Esporte e Cidadania, nas comunidades e escolas. Somente em 2010, foram atendidas 850 crianças e adolescentes, no contra-turno, com atividades esportivas que desenvolvem o corpo, a mente e os valores de participação, solidariedade, respeito, diversidade, entre outros, com a criançada. "O nosso objetivo é formar cidadãos e não atletas", diz Edson.
Logo mais a noite, além da recepção aos atletas, o público que se dirigir à Praça Afonso Fontes, verá a apresentação do sanfoneiro Edmilson Nascimento; a execução do Hino Nacional, pela Banda de Música Padre Valdery; a sonoridade do Grupo de Batuque Batucan, formado por adolescentes da E.E.F. Filomeno Martins dos Santos, da localidade de Canema; a rima dos repentistas João Abraão e Zé Alfredo; e, ainda, apresentação de Grupo de Pop Rock Local. Amanhã, as atividades iniciam a partir das 8 horas, na Vila Olímpica, e seguem até quinta-feira. No encerramento, um momento solene será destinado para entrega de certificados aos professores participantes do curso da Caravana.

MAIS INFORMAÇÕES
Instituto Stela Naspolini

Av. Oliveira Paiva, 2621 - Seis Bocas - Ed. Aprece - Fortaleza (CE)

Telefone: (85) 4006.4058

Nenhum comentário:

Postar um comentário