quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Darcy Ribeiro: o eterno educacionista


Darcy Ribeiro ao lado do senador Cristovam Buarque
Há 14 anos o Brasil perdia um de seus filhos mais brilhantes: o visionário Darcy Ribeiro. Antropólogo, educador, foi o responsável pela criação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação, quando ministro da Pasta do governo de João Goulart.
Com um currículo impressionante foi, ainda, ministro da Casa Civil de Jango, vice-governador e senador pelo Rio de Janeiro, bem como autor de várias publicações. Um de seus maiores orgulhos foi idealizar a criação da Universidade de Brasília (UnB), vindo a ser o seu primeiro reitor. 
Defensor do povo, pai das minorias, conheceu Leonel Brizola durante o exílio e dessa amizade se fortificou uma das principais bandeiras empunhadas pelo PDT: a da educação. Foi a partir dessa parceria que o Brasil viu surgir um modelo de escola ideal, onde o aluno passou a ser assistido pelo Estado em tempo integral. Ou seja, ao invés de mantermos nossas crianças nas ruas, ociosas e vítimas da marginalidade, os Centros Integrados de Ensino Público (Cieps) passaram a investir em um modelo onde as disciplinas obrigatórias da grade curricular eram complementadas, no contra-turno, por atividades recreativas e culturais. Com isso deixávamos apenas de ensinar alunos e passávamos a formar cidadãos. 
E esse ideal, de que um povo só se desenvolve quando tem a seu dispor um sistema educacional de qualidade, foi defendido por Darcy e Brizola antes mesmo desse tema virar pauta de discurso político. Por isso temos a honra e a credibilidade de defender essa causa, pelo PDT.  
Mas a luta ainda não terminou e por isso neste dia de lembrança ficamos com um dos pensamentos de Darcy: “Fracassei em tudo que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria, e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente, e fracassei. 
Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria
estar no lugar de quem me venceu”.

André Figueiredo -  Pres. do PDT-CE, vice-presidente Nacional do PDT e deputado federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário