![]() |
| Complexo Induatrial e Portuario do Pecém |
A empresa paulista Eternit vai iniciar grandes negócios no Ceará. Um deles terá o investimento da ordem de R$ 117 milhões em um empreendimento fabril no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em Caucaia, informou Eduardo Neves, diretor de Infraestrutura da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).
Com terreno de cerca de 40 hectares já adquiridos e protocolo de intenções assinado, a companhia deve iniciar a construção ainda este semestre, conforme Neves. “Logo acabem as chuvas, podem entrar com o serviço de terraplanagem. O cronograma deles prevê em torno de 18 meses para iniciar a produção”, disse.
O empreendimento, do tipo multiprodutos, vai produzir dois tipos de telhas e louça sanitária. Conforme O POVO apurou, será a primeira fábrica de louças do grupo no Brasil.
Vantagens do Ceará
O Governo do Estado vinha negociando a atração da Eternit para o CIPP há mais de um ano. A opção pelo Ceará não foi à toa. Além de toda a infraestrutura necessária, o Governo deu incentivo fiscal, com desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por, pelo menos, dez anos.
''Temos segurança jurídica; não temos nenhum contrato descumprido; melhor localização geográfica para distribuição para o Nordeste inteiro; estrutura do Porto do Pecém e acesso à matéria prima (cimento), com duas cimenteiras próximas: Apodi e Votorantim”, comentou o diretor da Adece.
Além de fornecer produto para o Nordeste, a Eternit pretende comercializar com o Norte e até o exterior.
O investimento terá capital próprio e recurso do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Ainda sem detalhes em relação as vagas de trabalho, a Eternit deverá dar prioridade à mão de obra local.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O processo de atração de empresas é demorado e exige cautela. O Complexo do Pecém ainda é um imenso vazio. A infraestrutura é competitiva, mas faltam negócios concretos.
Andreh Jonathas
andreh@opovo.com.br
andreh@opovo.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário