sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ainda há 631 vagas em Fortaleza

Movimento foi tranquilo no último dia de matrículas na UFC (SARA MAIA)
Movimento foi tranquilo no último dia de matrículas na UFC (SARA MAIA)
A história já contada sobre a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a Universidade Federal do Ceará (UFC) se repete com a divulgação dos índices da segunda chamada. O campus Fortaleza da Universidade ainda possui 631 vagas em aberto. O número indica que 57% dos candidatos compareceram. Ao todo, o campus tinha 1.468 vagas que deixaram de ser ocupadas na primeira chamada do Sisu.
Os dados disponibilizados pela UFC ao O POVO são referentes apenas ao campus Fortaleza, pois os relatórios da matrícula nos campi do Interior ainda não estavam finalizados na tarde de ontem, um dia depois de a matrícula da segunda chamada ter sido concluída. Porém, o pró-reitor de graduação da UFC, professor Custódio Almeida, diz acreditar que o índice de preenchimento das vagas deve ter sido semelhante.
Na quarta-feira, segundo o coordenador de planejamento, informação e comunicação de dados da Pró-Reitoria de Graduação, Miguel Franklin, no começo da tarde ainda havia 22 vagas do curso de Medicina/Fortaleza não-preenchidas. “Tinham sobrado 38 vagas. Sabia que apenas sete eram residentes no Ceará. Suspeito de que as vagas restantes sejam de pessoas de fora”, comenta.
Na primeira chamada, a UFC registrou, em todos os campi, 3.597 matrículas, deixando 2.127 vagas desocupadas. Por observar o movimento fraco durante o último dia de matrícula, na quarta-feira, o professor Miguel Franklin já previa que vagas sobrariam. “O pessoal de fora não está comparecendo. A expectativa é de que haja lista de espera em boa quantidade de cursos”, reforçou.
A lista de espera é o último recurso dos estudantes para ingresso em uma graduação através do Sisu. Antes dela, ainda será feita a terceira chamada de candidatos. A lista dos selecionados será divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no próximo domingo, 13, e a matrícula ocorrerá nos dias 15 e 16.
Cearenses
O titular da coordenadoria de planejamento e avaliação de ações acadêmicas da Prograd, André Jalles, destaca um dado das matrículas da primeira chamada do Sisu: “A maior quantidade de matrículas aconteceu em cursos com maior percentual de cearenses”. Segundo Jalles, isso já era esperado. 
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
As vagas deverão ser preenchidas na terceira chamada do Sisu, que terá resultado divulgado no dia 13. Nos cursos em que o não-preenchimento persistir, o MEC fará lista de espera, na qual o estudante deverá se inscrever

NÚMEROS

837
ESTUDANTES se matricularam em cursos do campus Fortaleza da UFC, na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
92%
DE CEARENSES foi o total de alunos cearenses matriculados na UFC primeira chamada do Sisu.
Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário