![]() |
| Três turmas foram certificadas na cerimônia realizada ontem (KLEBER A.GONÇALVES) |
Capacitar os cidadãos para lidar com situações de primeiros socorros e de combate a incêndios é o objetivo do projeto Bombeiro Voluntário, parceria entre o Shopping Benfica e o Corpo de Bombeiros. Através dessa capacitação, os cidadãos comuns podem evitar e enfrentar de maneira mais segura situações tão frequentes como acidentes domésticos e outras mais graves como salvamentos.
E foi para reconhecer os 39 mais recentes bombeiros voluntários do Estado que aconteceu ontem, no Cine Teatro do Shopping Benfica, a solenidade de entrega dos certificados da 22ª, 23ª e 24ª turmas do projeto, com presença de representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena e da Assembléia Legislativa, Francisco Caminha. O diretor-geral de jornalismo do Grupo de Comunicação O POVO, Arlen Medina Néri, foi escolhido para ser um dos padrinhos das turmas.
Em seis anos de existência, 765 bombeiros voluntários já foram formados em cursos de 40 horas/aula que permitem uma capacitação teórica e prática dos participantes. O coordenador de projetos sociais do Corpo de Bombeiros, Major Luis Onofre comentou que qualquer pessoa pode fazer o curso, que é completamente gratuito e leva noções básicas de salvamento, como identificação de hemorragia, de parada cardíaca e realização de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), assim como imobilização em caso de acidentes e a postura correta diante de um incêndio e do combate ao fogo.
“Acho que o sucesso do curso se deve, principalmente, pela parte prática, que permite que as pessoas enfrentem seus medos, como encarar as chamas e lidem com as situações de forma mais segura, podendo intervir ou evitar riscos”, falou o Major Onofre.
Formação
“A formação é boa porque a gente aprende noções de salvamento e pode ajudar mais e melhor as pessoas”, explicou a estudante de curso técnico de enfermagem Andréa Lúcia Falcão. Na cerimônia de ontem, ela relatou como agiu para auxiliar um motociclista acidentado em um cruzamento da cidade - checando se ele apresentava machucados, retirando da forma correta o capacete e chamando o socorro especializado.
Ao saber do projeto Bombeiro Voluntário, Andréa percebeu que seria a participação no curso seria uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos úteis para a profissão dela e para a vida cotidiana. Por isso, ela é uma das formadas pela 23ª turma.
Para esse ano, 215 pessoas já se inscreveram para participarem dos cursos e saírem certificadas como bombeiros voluntários.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Os bombeiros voluntários estão podem ajudar em situação de emergência, como atendimento a acidentes e salvamentos no mar. Em seis anos de existência, 765 bombeiros voluntários foram formados
Samaisa dos Anjos
samaisa@opovo.com.br
samaisa@opovo.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário