terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fortaleza olímpica


Gony Arruda diz que manterá todos os projetos em andamento na Secretaria do Esporte (MARCUS CAMPOS)
 Gony Arruda diz que manterá todos os projetos em andamento
 na Secretaria do Esporte (MARCUS CAMPOS)

Indicado pelo governador Cid Gomes para ocupar a Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), o deputado estadual Gony Arruda, 38, está licenciado da Assembleia Legislativa, onde foi eleito para o seu quarto mandato. Ele assume agora o desafio de comandar a pasta do esporte, até então ocupada por Ferruccio Feitosa, apontado como um dos destaques do secretariado do Governo Cid Gomes na primeira gestão. Ferruccio segue agora na Secretaria Especial da Copa.  
Gony Arruda diz ter dois projetos bem definidos à frente da Sesporte nos próximos dois anos. Quer construir um Centro Olímpico em Fortaleza, com o objetivo de investir na formação de atletas em várias modalidades, e incluir a Capital Cearense na rota das Olimpíadas de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro. O secretário do Esporte do Estado vai tentar fazer com que Fortaleza possa sediar algum esporte de vela e um dos grupos da disputa do futebol. 
O POVO - O que muda na Secretaria do Esporte com o início da segunda gestão do governador Cid Gomes?
Gony Arruda - Não tem porque mudar. Nós vamos é dar sequência aos bons programas que já existem. O nosso esforço será ampliar o número de jovens beneficiados pelos programas aqui da secretaria. A minha intenção é ter uma interlocução com todos os segmentos esportivos do Estado do Ceará. Estou à disposição de todos os presidentes de federações. Vamos ter aqui um canal aberto permanente com todos os esportes.OP - Como fica a Sesporte com os cortes no custeio da máquina anunciados pelo governador Cid Gomes para este ano de 2011?

Gony - Este primeiro ano do segundo mandato do governador, claro, vai ser de mais contenção. As federações têm de entender este momento de ajuste para os próximos quatro anos. Mas o Ferruccio (Feitosa) me disse que os recursos da secretaria (do Esporte) foram aumentados em 10 vezes pelo governador na gestão anterior. Agora, ele (Cid Gomes) me falou que quer aumentar em três vezes o volume de recursos. Só que agora é um momento de ajustar a máquina governamental para poder dar um salto.
OP - Como vão ficar os programas do Bolsa Atleta e Bolsa Esporte que ajudam atletas de alto rendimento e também os mais carentes?
Gony - Todos os programas a gente tem de manter e ampliar. Eu, por exemplo, já quero brigar por recursos para ampliar o programa Segundo Tempo que hoje já beneficia 46 mil alunos no Ceará.
OP - O que está projetado nesse novo momento na Secretaria do Esporte do Estado?
Gony - O principal é a construção de um grande Centro Olímpico do Ceará. Já iniciei alguns contatos para elaborar um projeto em parceria com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Este é um desejo do governador. O projeto contempla um ginásio para grandes eventos. Vamos fazer pista de atletismo, piscina olímpica, para saltos ornamentais, um velódromo, quadras de vôlei de praia e de tênis. Uma logística para ficar à disposição das federações e atuar na formação de atletas.
OP - Este é um projeto para quando?
Gony - Para este governo Cid. O governador quer entregar até o final do seu governo, dentro desses quatro anos. Quando ele (Cid Gomes) me convidou para a secretaria, me deu duas missões. Uma era a questão do Centro Olímpico e outra a de tentar de alguma forma trazer uma prova das Olimpíadas de 2016 para o Ceará. Um esporte de vela e o futebol. Já é tradição a cidade que sedia a Olimpíada compartilhar a modalidade do futebol com outras cidades.
OP - O senhor viajou ao Rio de Janeiro para fazer alguns contatos com o COB. Com quem foram esses contatos?
Gony - Eu falei com o Bernard (Rajzman), que é um grande auxiliar do (Carlos Artur) Nuzman, do COB. O Bernard é ex-atleta, ex-ministro dos Esportes e meu amigo pessoal. Ele pode nos ajudar bastante na elaboração desse projeto. Tive contato também com o ex-secretário dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, Cláudio Versciane. O Rio de Janeiro é o lugar onde está a sede do COB e da CBF. É onde eu vou buscar apoio para atingirmos o nosso objetivo. Temos que trabalhar com antecedência para fazermos essas articulações.

PERFIL

Nome completo: Esmerino Oliveira Arruda Coelho Júnior
Partido: PSDB
Idade: 38 anos
Profissão: Administrador de empresas, formado pela Faculdade Cândido Mendes (RJ)
Cargos públicos que já ocupou: deputado estadual, onde foi secretário, vice-presidente e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará
Cargos no esporte: diretor e vice-presidente do Flamengo (RJ), de 1993 a 1996

Rogério Gomes
rogeriogomes@opovo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário