No Brasil muitos famosos areriram a pulseira |
Sydney, Austrália. A fabricante das pulseiras Power Balance foi autuada na Austrália por fazer propaganda enganosa dos efeitos terapêuticos de seus produtos. Em seu site oficial, a empresa admitiu que o acessório não aumenta a força, flexibilidade e equilíbrio.
No dia 22 de dezembro do ano passado, a revendedora australiana dos braceletes assinou um termo com o órgão de defesa dos consumidores daquele país comprometendo-se a atestar que não há comprovação científica de seus efeitos terapêuticos. Além disso, a Power Balance prometeu reembolsar os clientes que se sentiram prejudicados de alguma forma.
Em novembro, a empresa chegou a ser multada no valor de 15 mil euros na Espanha, também por propaganda enganosa.
“Em nossas propagandas nós dizíamos que as pulseiras Power Balance melhoravam a força, o equilíbrio e a flexibilidade. Nós admitimos que não há evidências científicas plausíveis que sustentem nossas afirmações e portanto nossa conduta foi enganosa de acordo com o ato Trade Practices de 1974.http://www.powerbalance.com.au/ ou ligue para o número 1800 733 436”, afirma a nota da empresa.
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A troca poderá ser feita até o dia 30 de junho de 2011. Para receber o reembolso, é preciso enviar a Power Balance original juntamente com um comprovante de compra. A oferta só é válida para a Austrália.
Brasil
No Brasil, a propaganda dos efeitos terapêuticos da Power Balance e da sua versão brasileira, a Life Extreme, está suspensa desde setembro do ano passado, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A multa para o caso de infração à norma pode variar de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão. Segundo a Vigilância, as empresas não infringiram a determinação.
De acordo com a empresa On the Beach, distribuidora das pulseiras americanas no Brasil, “toda a publicidade realizada no país está em conformidade com as leis vigentes e com a normas estabelecidas pela Anvisa”. A distribuidora também afirma que não divulga “falsas promessas de benefícios”. Vários atletas fizeram propaganda da pulseira, que virou moda.
fonte: Diário do Nordeste
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