segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dados da AL mostram atuação de deputados

Clique para Ampliar
Nenen Coelho, em quatro anos como deputado estadual,
não apresentou nenhuma propositura na Assembleia
FOTO: VIVIANE PINHEIRO

 
O último balanço realizado pela Assembleia Legislativa, sobre o ano de 2010, último da atual legislatura, que finda no dia 31 deste mês, mostra que a maioria dos parlamentares manteve, no último ano da legislatura, 100% de frequência no plenário daquela Casa.
Apesar de em muitas ocasiões o plenário daquela Casa ficar praticamente vazio, com a presença apenas de dois deputados estaduais: um na presidência e outro na tribuna, basta o parlamentar marcar presença no painel eletrônico da Casa que a sua ida à sessão ordinária fica registrada, sem ser obrigatória a permanência dos parlamentares no referido recinto.
Durante algumas votações de projetos importantes na Casa. O número de parlamentares que registravam presença no painel, muitas vezes não correspondia aos que estavam presentes.
Regimento
Dos 46 deputados da Casa, 27 mantiveram 100% de frequência durante o ano passado, como o ex-presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), Ely Aguiar (PSDC), Roberto Cláudio (PSB), Heitor Férrer (PDT), dentre outros.
A presença regimental considera como presente aqueles que estão licenciados e em missões oficiais e especiais. Durante o ano de 2010, quem registrou mais faltas foi o deputado Rogério Aguiar (PSDB), com 15 ausências, o que lhe rendeu um percentual de 88,8% de frequência no plenário da Casa.
Em segundo lugar aparece a deputada Ana Paula Cruz (PRB) com 14 faltas, seguida pelos deputados Gomes Farias (PSDC) e Perboyre Diógenes (PSL), ambos com 12 faltas. Os deputados Carlomano Marques (PMDB) e Tomás Figueiredo (PSDB), registraram 11 ausências.
ProduçãoJá em relação a produção legislativa dos parlamentares durante ao ano passado, houve quem se empenhasse na apresentação de projetos, enquanto outros não entregaram nenhuma propositura. O deputado que apresentou o maior número de proposituras foi o deputado Ferreira Aragão (PDT), 64, dentre os quais, projetos de lei, de resolução, de lei complementar, de indicação, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e de decreto legislativo.
O deputado Artur Bruno (PT), que sai da Assembleia Legislativa do Ceará para a Câmara Federal, ficou em segundo lugar, com 24 projetos, seguido pelos deputados Welington Landim (PSB) e Rachel Marques (PT), ambos com 21 proposições naquela Casa.
Houve também aqueles parlamentares que apresentaram apenas um ou nenhum projeto. Na referida situação figuram o o deputado Antônio Granja (PSB), que entregou somente uma proposição, enquanto seu colega Nenem Coelho (PSDB) não sugeriu nenhuma propositura na atual legislatura. O tucano tentou novo mandato, mas não conseguiu se reeleger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário