terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PARA SER ESQUECIDO: Bate boca generalizado na câmara municipal.

Deputado Ariosto Holanda um batalhador pela eduação no Vale do Jaguaribe
Universitários, professores e alunos que foram à câmara municipal de Russas proporcionaram um episodio negativo no processo de luta pelo Campus Avançado da UFC no município. O bate boca generalizado teve inicio a partir do pedido do aluno Emerson que solicitava urgência na doação do terreno para implantação do Campus Avançado, o que resultou na intervenção do presidente Agaci Fernandes, que informou que os manifestantes estavam no caminho errado, pois o papel do poder legislativo é aprovar e criar leis, já um termo de doação, deve ser encaminhado pelo poder executivo, para daí sim, ser aprovado pelos vereadores, pode até ter sido força de expressão, mas não o que diz e sim como se diz.
É preciso saber o que se pede, e quais os tramites legais que nosso pedido terá que percorrer. O vereador João Torquato, apresentou uma luz, quando sugeriu que a comissão pró-campus fosse até ao gabinete do prefeito no dia de hoje (21/12) e lá tentassem junto à procuradoria geral do município o encaminhamento no processo de doação do terreno. Mediante a tudo isso, surgiu uma indisposição dos dois lados no dialogo, o que provocou um pagina negativa numa luta tão importante. Acredito que a ansiedade dos manifestantes fez com que estes não tenham entendido o que os vereadores estavam propondo, e o que poderia ser feito por eles e até onde ia o papel dos parlamentares.
Preferimos aqui descartar o tom do debate, que não merece ser repetido, até porque fugiu todo o contexto da educação e respeito mutuo, e desta forma em nada irá colaborar na conquista do campus avançado. O momento é de união, cada um fazendo a sua parte. A dica vale para todos os momentos da vida, a união faz a força...
É momento de luta, mas uma luta que busque a soma de forças, ninguém é tão inútil que não possa ajudar, e ninguém é tão superior que não necessite da ajuda do outro.
Vamos ao que nos une, não ao que desune. O bom debate, aquele cordial, com foco nas conquistas sempre valerá a pena, diferente da luta isolada e barulhenta de poucos.
A conquista que buscamos no momento é decidida por critérios e não pela força do grito. O que nos cabe é solicitar apoio de nossas correntes políticas e da sociedade civil organizada no sentido de que Russas possa se adequar o mais rápido possível aos critérios exigidos pela UFC.
Agindo assim, teremos com certeza uma conquista já anunciada pelo próprio governador do Estado Cid Gomes, que já manifestou seu total apoio ao pleito do russano. Não podemos e nem devemos neste momento deixarmos a falta de dialogo civilizado, nos fazer perder o foco, e muitos menos levarmos para longe parceiros importantes. Episódios como o de ontem, devem ser esquecidos e não repetidos, não só nessa, mas em todas as lutas por conquistas futuras. Vamos dizer não ao revanchismo, assim a conquista será sempre maior que a luta. O Vale do Jaguaribe é forte e não tem fronteiras. Não podemos e não devemos perder a linha de ação, de apontar que podemos sim receber o Campus Avançado, mas nunca desmerecer outra cidade que luta democraticamente pelo mesmo pleito. Que venha o Campus Avançado da UFC. A conquista será do Vale do Jaguaribe.
Vamos a luta!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário