A Oficarte Teatro e Cia ganhou mais uma premiação nacional. O ministério da Cultura reconheceu com o selo Cultura Viva na categoria Organização da Sociedade Civil, o projeto Mergulho Teatral do Vale do Jaguaribe, que é realizado desde 1998, Articulando 18 grupos de teatro de 12 municípios do Vale do Jaguaribe, região do semi-árido, o Mergulho Teatral vai além de ser um encontro de artistas: é um espaço de reflexão sobre o teatro, seu papel social e cultural. São realizados encontros trimestrais itinerantes, em que se discutem as políticas públicas para a cultura na região, promovem-se oficinas, avalia-se a produção teatral. São encontros interdisciplinares, cujo maior objetivo é a troca de experiências para promover o desenvolvimento coletivo. O projeto russano foi selecionado dentre 1.794 participantes, sendo o unico do Ceará, ficando entre os três melhores do país.
Além disso, há um fórum virtual permanente e foram realizadas quatro edições do Festival de Teatro do Vale do Jaguaribe.
Além disso, há um fórum virtual permanente e foram realizadas quatro edições do Festival de Teatro do Vale do Jaguaribe.
O QUE É O PRÊMIO?
O Prêmio Cultura Viva foi criado no ano de 2005, no âmbito das ações que integram o Programa Cultura Viva. Idealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Prêmio Cultura Viva tem por objetivo mobilizar, reconhecer e dar visibilidade a práticas culturais que ocorrem em todo o território brasileiro, de modo a favorecer o conhecimento da riqueza e da diversidade cultural do país.
Cada edição do Prêmio apresenta um tema, mote direcionador para a mobilização. A primeira edição (2005/2006), com o tema “Cultura e Cidadania”, buscou reconhecer, estimular e dar visibilidade às iniciativas que valorizam a cultura como meio de consolidação da identidade e de construção da cidadania.
A segunda edição, realizada em 2007, com o tema “Cultura, Educação e Comunidade”, foi dirigida a práticas culturais e educativas desenvolvidas na e com a participação ativa da comunidade, valorizando o trabalho conjunto de educadores e de outros agentes da comunidade na oferta de atividades culturais.
Intercalado ao processo de inscrição, avaliação e premiação das iniciativas, em 2008/2009 a proposta do Prêmio Cultura Viva teve por objetivo realizar ações de mobilização e formação voltadas para as iniciativas semifinalistas das duas primeiras edições e os 120 Pontos de Cultura contemplados com o Prêmio Escola Viva. Também integrou o projeto de formação a produção da Coleção Viva Cultura Viva, conjunto de vídeos e debates com o objetivo de difundir conceitos e promover reflexões sobre questões relacionadas ao Programa Cultura Viva e ao campo da cultura.
Em sua terceira edição (2010), o Prêmio Cultura Viva busca valorizar iniciativas que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação. A terceira edição do Prêmio Cultura Viva é dirigida a iniciativas desenvolvidas por gestores públicos, grupos informais, organizações da sociedade civil e Pontos de Cultura que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação. Ao definirmos o tema Cultura e Comunicação para essa edição, queremos estimular e dar visibilidade a iniciativas culturais que favoreçam a criação de situações comunicativas1 e a construção de espaços de diálogo, propiciando o reconhecimento e a divulgação do “saber fazer” das comunidades. Buscamos destacar nessa edição as iniciativas culturais que estimulam a fluência comunicativa – a expressão, o compartilhamento de informações e conhecimentos – e o trabalho colaborativo como condições preciosas para o reconhecimento da influência das práticas culturais no processo de construção de identidades, convivência e desenvolvimento.
Cada edição do Prêmio apresenta um tema, mote direcionador para a mobilização. A primeira edição (2005/2006), com o tema “Cultura e Cidadania”, buscou reconhecer, estimular e dar visibilidade às iniciativas que valorizam a cultura como meio de consolidação da identidade e de construção da cidadania.
A segunda edição, realizada em 2007, com o tema “Cultura, Educação e Comunidade”, foi dirigida a práticas culturais e educativas desenvolvidas na e com a participação ativa da comunidade, valorizando o trabalho conjunto de educadores e de outros agentes da comunidade na oferta de atividades culturais.
Intercalado ao processo de inscrição, avaliação e premiação das iniciativas, em 2008/2009 a proposta do Prêmio Cultura Viva teve por objetivo realizar ações de mobilização e formação voltadas para as iniciativas semifinalistas das duas primeiras edições e os 120 Pontos de Cultura contemplados com o Prêmio Escola Viva. Também integrou o projeto de formação a produção da Coleção Viva Cultura Viva, conjunto de vídeos e debates com o objetivo de difundir conceitos e promover reflexões sobre questões relacionadas ao Programa Cultura Viva e ao campo da cultura.
Em sua terceira edição (2010), o Prêmio Cultura Viva busca valorizar iniciativas que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação. A terceira edição do Prêmio Cultura Viva é dirigida a iniciativas desenvolvidas por gestores públicos, grupos informais, organizações da sociedade civil e Pontos de Cultura que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação. Ao definirmos o tema Cultura e Comunicação para essa edição, queremos estimular e dar visibilidade a iniciativas culturais que favoreçam a criação de situações comunicativas1 e a construção de espaços de diálogo, propiciando o reconhecimento e a divulgação do “saber fazer” das comunidades. Buscamos destacar nessa edição as iniciativas culturais que estimulam a fluência comunicativa – a expressão, o compartilhamento de informações e conhecimentos – e o trabalho colaborativo como condições preciosas para o reconhecimento da influência das práticas culturais no processo de construção de identidades, convivência e desenvolvimento.
Assim, o Prêmio é dirigido a iniciativas culturais que:
• Apropriam-se dos meios de comunicação para a criação, a expressão ou a divulgação de suas práticas culturais;
• Fazem uso dos meios de comunicação para possibilitar o intercâmbio entre grupos, favorecendo o acesso e a troca de conteúdos culturais (relacionados às artes ou ao patrimônio cultural);
• Desenvolvem experiências de produção de conteúdos culturais em mídias variadas2;
• Estimulam a criação de conteúdos culturais por diversos sujeitos coletivamente, de forma colaborativa;
• Propiciam experiências de tradição oral, com a transmissão de saberes e histórias que mantêm viva a memória de um grupo social.
• Fazem uso dos meios de comunicação para possibilitar o intercâmbio entre grupos, favorecendo o acesso e a troca de conteúdos culturais (relacionados às artes ou ao patrimônio cultural);
• Desenvolvem experiências de produção de conteúdos culturais em mídias variadas2;
• Estimulam a criação de conteúdos culturais por diversos sujeitos coletivamente, de forma colaborativa;
• Propiciam experiências de tradição oral, com a transmissão de saberes e histórias que mantêm viva a memória de um grupo social.
No Brasil, diversas iniciativas culturais resultam dos saberes e fazeres de indivíduos e de grupos. Essas iniciativas constroem e vivificam a cultura em seus territórios; expressam a cidadania em ação, oferecendo oportunidades de ampliação do repertório cultural, de exercício da capacidade criativa, de participação na vida pública, de fluência comunicativa e domínio de outras linguagens. Por meio dessas iniciativas, muitas pessoas têm mais oportunidade e melhor acesso às riquezas da sociedade e ao reconhecimento pleno de sua cidadania. Em algumas dessas ações, o objetivo é fortalecer identidades e o sentido de pertencimento social. Em outras, procura-se a formação para atividades culturais com perspectiva de sustento pessoal ou até mesmo de inserção no mercado de trabalho. Outras, que são o foco da 3ª edição do Prêmio Cultura Viva, propiciam formas de interação entre sujeitos e entre sujeitos e a sociedade, a divulgação de conteúdos culturais e/ou a troca de informações e conhecimentos, a partir de diferentes canais de comunicação ou de técnicas de transmissão de informação. A comunicação influi nos processos de produção, difusão e consolidação das práticas culturais. E a cultura interfere na capacidade comunicativa dos indivíduos e grupos sociais. Ao estreitar a ligação entre comunicação e cultura, o Ministério da Cultura aponta para a necessidade de reconhecer e fomentar a diversidade cultural e de ampliar o acesso da população aos bens culturais e aos meios de comunicação.
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