segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

LULA NO CE: Na despedida, presidente visita Transnordestina




Lula visitará o canteiro de obras da Transnordestina

Em sua última passagem pelo Ceará como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva   o município de Missão Velha, onde aporta hoje, Lula encontrará um trecho no Ceará cujas obras dependem da superação de alguns obstáculos. As últimas chuvas em Missão Velha, por exemplo, diminuiu o ritmo das obras, que podem continuar prejudicadas caso as chuvas não cessem. Além disso, as desapropriações de terra ao longo do percurso até Fortaleza também seguem a passos lentos.


De todo o trajeto desde o marco zero, em Missão Velha, até o Porto do Pecém, em Fortaleza, estão previstos 526,5 quilômetros da ferrovia. Segundo informações do Governo do Estado do Ceará, apenas 192 quilômetros já estão desapropriados, o que custou R$ 4,4 milhões. O trecho corresponde a 36,4% do total do trajeto até o Porto do Pecém. Além do Ceará, a ferrovia passará também pelos estados de Pernambuco e Piauí. Nesses dois estados, as desapropriações estão em 95% e 75%, respectivamente. O investimento total do projeto é R$ 5,4 bilhões.

Na manhã de ontem, domingo, O POVO percorreu trecho das obras em Missão Velha. A única equipe de operários encontrada pela reportagem estava parada em função das chuvas. Nessa que será sua segunda passagem por Missão Velha, Lula assinará o contrato para a construção de mais um trecho da Transnordestina entre Missão Velha e Fortaleza. O trecho menor, entre Salgueiro (PE) e Missão Velha já está pronto para ser inaugurado.

No Ceará, hoje, Lula fará uma curta viajem sobre os trilhos recém colocados da Transnordestina. Será o primeiro passeio pela ferrovia que – seguidos os prazos oficiais – deve ficar inteiramente concluída somente em 2013. 

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA


A visita que o presidente da República faz hoje ao Estado, além do marco histórico de ser a última dele ainda no cargo, tem a marca da tentativa de desenvolvimento econômico do Nordeste, dada a importância da obra visitada  vai concentrar as atenções em uma das maiores obras inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): a construção da ferrovia Transnordestina.

Pedro Alves
pedroalves@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário