sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Lula é o governante mais popular do mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclui seus oito anos de mandato como o chefe de Estado mais bem avaliado do mundo, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com o Instituto Sensus. A pesquisa divulgada ontem apontou que o índice de aprovação pessoal de Lula atinge 87% entre os entrevistados.
De acordo com a lista, apenas a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet; o ex-presidente da Uruguai, Tabaré Vázquez; e o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, tiveram índices de popularidade tão bons em final de governo. Ainda assim, as médias dos outros líderes ficaram abaixo do índice obtido por Lula.

Nunca na hstória deste país o presidente teve tamanha aprovação
Comparativos
Segundo informa a pesquisa CNT/Sensus, Michelle Bachelet atingiu 84% de aprovação pessoal ao deixar o governo e Tabaré Vázquez, 80%. Ambos deixaram seus governos este ano. O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, responsável pelo fim do regime do apartheid naquele país, deixou o governo com 82% de aprovação popular em 1999. 
A lista aponta ainda Néstor Kirchner, da Argentina (55%), os ex-primeiros-ministros britânicos Tony Blair (44%) e Margaret Thatcher (52%) e o ex-presidente norte-americano Franklin Roosevelt (66%). A CNT não informou qual foi a fonte de informação para formatar a lista. O presidente da CNT esclareceu, apenas, que o Sensus pesquisou fontes credenciadas, que indicassem os índices de aprovação pessoal de presidentes em fim de mandato.
O mesmo levantamento lembra que Fernando Henrique Cardoso tinha apenas 26% de aprovação popular ao concluir os oito anos de governo em 2001.
Governo Dilma
Pelo levantamento do Instituto Sensus, quase 70% dos brasileiros estão otimistas com relação ao governo da presidente eleita Dilma Rousseff, que toma posse no próximo sábado (1º de janeiro). De acordo com a pesquisa, 27,7% acham que a presidente fará um “ótimo” governo e 41,5% esperam um “bom” mandato. 
Ainda segundo o levantamento, 17,6% acham que a sucessora do presidente Lula fará um governo “regular”, 3,7% responderam “ruim”; e 2,7%, “péssimo”.
Com relação ao andamento da economia, 43,7% acham que o Brasil vai se desenvolver muito nos próximos quatro anos, período do mandato da presidente eleita; 39,8% acreditam que vai haver pouco desenvolvimento e 7,5% acham que não haverá desenvolvimento.
Do ponto de vista social, 43% acham que o país vai se desenvolver muito no mesmo período; 39,8% acham que vai desenvolver pouco e 8% acham que não vai desenvolver.
Para 65% dos entrevistados, o governo Dilma será a continuidade do governo Lula; 26% discordam da possibilidade de ela levar adiante o trabalho do antecessor e 8,5% avaliam que haverá continuidade “em parte” e 3,6% não sabem ou não responderam.
Foram entrevistadas 2.000 pessoas, em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 23 e 27 de dezembro de 2010. É a 110ª edição da pesquisa.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

O que mais chama atenção nos números que a nova pesquisa apresenta é o fato de eles se registrarem a três dias do final do segundo mandato. Lula quebra uma tradição de um segundo mandato pior do que o primeiro no Brasil.

NÚMEROS

89%
DA POPULAÇÃO
Aprova o desempenho pessoal do presidente Lula

69%
DA POPULAÇÃO
Acredita que o governo Dilma Rousseff será otimo ou bom






Nenhum comentário:

Postar um comentário