quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Juazeiro abre 2011 com Réveillon de seu centenário

 


Geraldo Menezes, presidente da Comissão do Centenário de Juazeiro,
exibe diploma que todos os participantes da missa do Réveillon
ganharão como documento histórico
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Juazeiro do Norte. O ano de 2011 entra em ritmo de centenário desta cidade. Um grande Réveillon está sendo programado para a entrada do ano em Juazeiro do Norte. A expectativa é que 70 mil pessoas estejam participando da festa na Praça do Romeiro, na virada do ano, com shows musicais, e tendo como principal atração o cantor Raimundo Fagner. Haverá um show pirotécnico de 10 minutos. A população terá a oportunidade de receber, durante a primeira missa, um diploma de participação pela entrada do ano centenário.
A partir das 22 horas até a última apresentação da noite, a TV Diário fará a transmissão ao vivo dos shows e de toda a movimentação do Réveillon em Juazeiro. "Esta é a primeira vez que fazemos este tipo de transmissão ao vivo do Réveillon no interior, e é uma forma de prestigiar uma região tão importante como o Cariri", afirma Roberto Moreira, diretor de jornalismo da TV Diário.
Relíquia
Segundo Geraldo Barbosa, este é um momento que marca a história da cidade e todas a iniciativas no sentido de promover uma movimentação será importante. No caso dos diplomas, ele considera uma relíquia para as pessoas colocarem numa moldura e deixarem em casa como marca desse momento e como lembrança para filhos e netos.
No diploma, consta a declaração de participação da missa de abertura do ano do centenário, o nome da paróquia, e que o participante repicou o sino em louvor a Jesus Cristo, Maria Santíssima e Padre Cícero. "Essa é a parte espiritual que envolve o momento festivo", ressalta o presidente da Comissão.
Para o nível de representatividade espiritual da cidade, Geraldo Barbosa afirma que é de grande importância a força da fé na inspiração do Padre Cícero e também uma oportunidade de envolver mais a população.
As igrejas que não tiverem sinos irão tocar as sinetas na entrada de 2011 e cada pessoa que se dispor a tocar terá a oportunidade de dar a sua primeira badalada do ano. "Todo juazeirense vai sentir vontade de ter um diploma, porque é um documento histórico", diz.

Milhares de diplomas estão sendo impressos pelas paróquias para repassar à população na próxima sexta-feira. As missas serão realizadas a partir das 8 horas, mas na Basílica de Nossa Senhora das Dores tem início às 21 horas. A iniciativa é da Comissão do Centenário de Juazeiro do Norte e das próprias igrejas. Até o momento, oito paróquias estão inseridas no contexto da celebração no ritmo dos 100 anos da cidade.
Segundo o presidente da Comissão, Geraldo Menezes Barbosa, essa iniciativa tem um valor representativo muito importante. Somente no Santuário dos Franciscanos foram impressos cerca de 10 mil diplomas para serem entregues aos fiéis, declarando a participação na missa. Ele afirma que todas as igrejas da cidade estão sendo informadas para que providenciem o material. "É uma proposta que vem sendo bem recebida pelos vigários", diz ele, ao ressaltar a importância desse trabalho que não tem muitos custos e dá uma dinâmica nesse momento histórico que a cidade atravessa.
O secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Fábio Carneirinho, afirma que está tudo fechado para o primeiro grande Réveillon público da cidade. "Será um dos maiores da cidade", antecipa, ao destacar a parceria com o Governo do Estado para a concretização da festa. De acordo com o secretário, esta será a primeira grande festa da entrada do ano centenário do Município. No dia 22 de julho Juazeiro estará completando 100 anos. Uma programação está sendo fechada para vários eventos até esta data.
Além do cantor Fagner, mais três shows musicais estão na programação, "todos de cantores cearenses", enfatiza Fábio Carneirinho, destacado as apresentações de Luiz Fidélis, Fábio Carneirinho e Maurício Jorge. O show está programado para iniciar a partir das 21 horas e, à meia-noite, haverá um belo show pirotécnico. Uma empresa especializada foi contratada para a exibição.

O cantor Fagner apresentará show no primeiro grande Réveillon público da terra do "Padim"
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Segurança
Todo um aparato de segurança foi planejado para a festa. Este é um período do ano que conta com a vinda de turistas e romeiros, que decidem passar o ano na terra do Padre Cícero. Estarão disponíveis, de acordo com o secretário, cerca de 150 homens da Polícia Militar, Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito.
Dentro do plano de ação desenvolvido pela Secretaria de Cultura, a festa de ano novo tem continuidade com a apresentação dos grupos de tradição popular, no dia 6 de janeiro.
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte
Rua Santo Agostinho, S/N, Centro
Telefone: (88) 3511.1999

POR:ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER - DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário