terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cid Gomes muda equipe de governo!

O governador Cid Gomes (PSB) anunciou, ontem, a nova equipe de secretários que vai compor o Poder Executivo a partir de 2011. O grupo do primeiro escalão do Estado agora será composto por 26 nomes sendo a maioria integrantes do atual Governo. Continuam na administração, ou voltam após afastamento do período eleitoral, vários dos que iniciaram a gestão.


Cid Gomes ao lado dos novos secretários

Planejamento
O PMDB foi contemplado com três secretarias, o PRB com duas e o PDT e o PCdoB com uma pasta cada um. No entanto, o governador ainda vai nomear os gestores de duas secretarias, a de Planejamento e a Controladoria de Segurança, que de acordo com Cid, estão sob "consulta". O restante dos nomes, cinco, não têm filiação partidária.
Estão na lista dos secretário de Cid Gomes seis deputados estaduais: Mauro Filho (PSB), Camilo Santana (PT), Nelson Martins (PT), Ivo Gomes (PSB), Gony Arruda (PSDB) e Professor Pinheiro (PT). Além disso, os deputados federais não reeleitos Paulo Henrique Lustosa (PMDB) e Flávio Bezerra (PRB) também estão na lista.
Alguns nomes que já assumiram secretarias na primeira gestão de Cid foram remanejados para outras pastas, foi o caso de Camilo Santana, eleito deputado estadual e que ao invés de ir para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário foi nomeado titular da pasta de Cidades.
A secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS), pasta que Cid admitiu ser a que tem mais "desafios", será comandada pelo atual chefe da Casa Militar, o coronel Bezerra Rodrigues. O governador se mostrou cheio de expectativas quanto ao nome ao garantir que a população vai presenciar "avanços" na área e destacou o fato de o novo secretário ser o primeiro nome da Polícia Militar a ocupar o cargo.
Rápido
Estiveram presentes na cerimônia de anúncio quase todos os secretários, exceto alguns que estavam fora da cidade, como René barreira, que vai assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia; Paulo Henrique Lustosa, que será titular do Conselho de Gestão e Políticas do Meio Ambiente (Conpam) e Ivan Bezerra, que continua no Conselho de Desenvolvimento Econômico.
O evento foi muito rápido. Estava marcada para as 14 horas, mas começou com quase uma hora de atraso. Além do anuncio e de alguns comentários sobre seus secretários, Cid Gomes não deu entrevistas porque seguiria para Brasília, ainda ontem à tarde, onde tinha audiência marcada com o Presidente Lula para tratar da vinda dele ao Ceará amanhã e, possivelmente da Presidente Dilma.

Ontem, durante evento na residência oficial do governador, Cid ainda anunciou a criação, em janeiro, de três novas pastas: a Controladoria Geral de Segurança, que ainda não tem gestor, e a Secretaria da Pesca, que será comandada pelo deputado federal Flávio Bezerra (PRB), não reeleito este ano, além da secretaria Extraordinária da Copa, que terá como titular o atual secretário de Esportes, Ferruccio Feitosa (PSB).
A equipe de Cid Gomes ainda vai contar com um nome do PSDB, legenda que anunciou oficialmente que fará oposição ao governador, embora a maioria dos tucanos seja ligado a Cid. Foi contemplado com a secretaria de Esportes, o atual vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado reeleito, Gony Arruda (PSDB), que aceitou o cargo sem conversar com a Executiva de sua sigla.
Depois do PSB, partido que Cid Gomes preside no Ceará e que ganhou seis vagas, o PT foi a sigla mais contemplada, com quatro pastas, além de ter conquistado novamente a vaga de líder do Governo na Assembleia Legislativa a partir de 2011, que ficará sob a responsabilidade do suplente de deputado Antônio Carlos Freitas, aliado político de Luizianne Lins (PT). 
Durante sua fala, Cid Gomes se mostrou satisfeito com a equipe, que ainda está incompleta, mas avisou que até o dia 31 os nomes que faltam deverão ser anunciados. Em fevereiro, o governador continua a formação de sua equipe com os nomes do segundo escalão.
Enquanto anunciava os nomes, Cid citava alguns aspectos do currículo de cada um. Além disso, o governador fez questão de admitir sua confiança em relação ao nome do novo líder do Governo na Assembleia, Antônio Carlos, e descontraiu: "Tenho procurado até dar uma ajudinha a ele (Antônio Carlos) no sentido de que a oposição não seja tão radical". O futuro líder e os deputados convocados só irão assumir as novas funções após a posse dos novos deputados no dia 1º de fevereiro.
Cid não se deteve em pronunciamentos, mas fez agradecimentos rápidos a alguns de seus secretários que deixarão os cargos no novo mandato, como atual secretário de segurança pública, Roberto Monteiro, a quem o governador diz possuir grande "admiração".

fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário