sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PM: novo concurso selecionará 1.500 soldados

Em breve mais 1.500 soldados nas ruas
No mais tardar em março do próximo ano será divulgado o edital do concurso público que selecionará cerca de 1.500 soldados para a Polícia Militar do Ceará, informou ontem o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro.
A previsão, adiantou o secretário, é de que o interior cearense seja contemplado com um maior número de selecionados no concurso. "Essa região está mais descoberta de policiamento", adiantou Roberto Monteiro, comentado ainda que além da Capital também será beneficiado o presídio militar, unidade que se encontra em fase de construção no município de Itaitinga e que deverá ser inaugurado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2010.
Ainda quanto ao concurso, Roberto Monteiro lembrou que essa é uma decisão governamental que já vinha sendo discutida no Estado desde o primeiro semestre de 2010. A data de realização das provas, salário, carga horária e distribuição dos homens por corporações da PM são alguns das informações indefinidas até o momento, citou. Hoje, o efetivo da PM no Ceará é de quase 15 mil homens, dos quais 3.800 estão no interior e o restante em Fortaleza.
Com base em índices de cobertura no setor de segurança pública estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) conforme a população de cada região, o efetivo do Ceará deveria ser de quase de 17.500 policiais. "Um dos critérios estabelecidos é o de um policial para 500 pessoas", disse o titular da Pasta.
Esclareceu que a população cearense é de oito milhões e 300 mil habitantes, e a da Capital de cerca de dois milhões e 500 mil. Tão logo seja lançado o edital do concurso para soldado da Polícia Militar, o prazo para a realização das provas é de 30 dias. Os aprovados, em mais 30 dias, serão convocados para a Academia Estadual de Segurança Pública, onde fazem um curso preparatório de seis meses e, caso aprovados nessa última etapa, são nomeados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário